Por que Stratocaster é a melhor guitarra, segundo Tom Morello

Modelo desenvolvido originalmente pela Fender está completando 70 anos de criação em 2024

As guitarras modelo Stratocaster, da Fender, estão completando 70 anos de criação em 2024. Entre tantas variações, ela se tornou uma espécie de sinônimo do rock, participando de todas as gerações desde então. Não à toa, levantamentos indicam que mais de 30 mil unidades ainda sejam vendidas anualmente – fora as versões “Capitão Gancho”.

Tom Morello é um de seus divulgadores. O guitarrista do Rage Against the Machine, Audioslave, Prophets of Rage e várias outras empreitadas, incluindo carreira solo, considera o icônico instrumento o melhor em seu segmento.

- Advertisement -

Disse o artista ao canal Rock Sound:

“Uma das coisas que diferencia a Strato de outras grandes guitarras elétricas é que o som dessas outras guitarras conduz o guitarrista. Com a Stratocaster, o músico conduz o som.”

Para justificar seu ponto de vista, Tom faz referência aos sons de alguns dos maiores nomes ligados ao modelo. Ele observa como cada indivíduo foi capaz de criar caminhos sonoros totalmente distintos, apesar de tocar o mesmo instrumento.

“Temos o frenesi de feedback de Jimi Hendrix e o melodicismo emocional de David Gilmour. Ainda há Jeff Beck reconstituindo o instrumento, Wayne Kramer inventando o punk rock nele e Andy Gill com Gang of Four, que usou a guitarra de forma agressiva. Todos eles tocam Stratocasters, mas há diferenças sonoras entre seus estilos. Então, quando coloquei a mão na Soul Power Strat, eu sabia que ela me permitiria explorar a mim mesmo como artista de uma nova maneira, simplesmente canalizando meu poder interior da alma de seis cordas.”

A Stratocaster e o Audioslave

Curiosamente, foi só após o primeiro fim do Rage Against the Machine – algo que acontece com frequência – que Morello colocou as mãos em uma Stratocaster de forma oficial pela primeira vez.

Leia também:  A referência a “Ten” feita pelo Pearl Jam em novo álbum

“Quando formamos o Audioslave, eu queria uma colega de seis cordas diferente para me ajudar a trilhar meu caminho. Comprei uma Strat e parecia perfeita em minhas mãos. Levei para casa e imediatamente escrevi ‘Soul Power’ como uma estrela norte para guiar minhas viagens sonoras com a banda. E realmente proporcionou isso.”

O músico possui convicção de que foi o instrumento que o permitiu explorar novos caminhos.

“A guitarra me tirou de uma zona de segurança sonora em que eu estava com o Rage Against the Machine. Ela me permitiu adaptar e tocar música com Chris Cornell, Timmy Commerford e Brad Wilk. Expandiu as possibilidades do que eu poderia tocar.”

Fender Stratocaster 70

As comemorações dos 70 anos da Stratocaster pela Fender devem se estender ao longo do ano. Com o slogan “forever ahead of it’s time” (“para sempre a frente de seu tempo”), a marca de instrumentos demonstra a importância de uma das guitarras mais clássicas da história da música.

Leia também:  Turnê de Paul Di’Anno pelo Brasil volta a ser adiada devido a problemas de saúde

Celebrando o momento, vários artistas se reuniram para uma nova versão de “Voodoo Child (Slight Return)”, da Jimi Hendrix Experience, lançada no álbum “Electric Ladyland” (1968), terceiro e último do grupo.

Além de Tom Morello, participam o brasileiro Mateus Asato, Nile Rodgers (Chic), Ari O’Neal, Tash Sultana, Jimmie Vaughan, Rebecca Lovell, Tyler Bryant e Simon Neil (Biffy Clyro). O resultado pode ser conferido abaixo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Stratocaster é a melhor guitarra, segundo Tom Morello
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades