O sincero relato sobre situação atual de Paul Di’Anno, feito por empresário

Ex-vocalista do Iron Maiden não conseguirá seguir com tratamento de saúde em casa no Reino Unido; “obstáculos mentais” têm atrapalhado sucesso de recuperação

Contrariando prognósticos feitos anteriormente, Paul Di’Anno ainda não voltou a andar após as cirurgias realizadas em 2022, visando retirar próteses desgastadas dos joelhos e conter infecções. O empresário do vocalista ex-Iron Maiden, Stjepan Juras, compartilhou um relato completo a respeito da situação — e pediu ajuda dos fãs, especialmente do Reino Unido.

­

- Advertisement -

Em publicação no Facebook, Juras, que também é autor de livros sobre o Maiden, revelou que Di’Anno está atualmente em sua casa no Reino Unido. Por lá, ele “tenta, com ajuda de amigos, organizar tratamentos localmente”.

Contudo, isso não tem sido possível por uma série de razões listadas pelo empresário. Ele relata:

“Preço elevado, dificuldades de organização logística, cuidados insuficientemente eficientes, impossibilidade nas condições de vida e satisfação independente das necessidades básicas de vida e fisiológicas na própria casa, solidão (que depois resulta em consequências mentalmente perigosas) e muitas outras razões. Tornou-se bastante claro que Paul não pode continuar o tratamento em casa, por mais que médicos, enfermeiros e fisioterapeutas venham à sua casa. Ele deve ir a algum lugar onde estará sob cuidados constantes.”

De acordo com Stjepan, a perna de Paul que tem sido submetida a tratamentos “sempre estava em condições muito melhores depois das turnês do que antes delas”. O empresário explica como os cuidados constantes auxiliam no processo:

“Na turnê, se as viagens de avião forem cansativas e tudo o mais, alguém pode ajudar o Paul todos os dias a ir para a cama, a ir ao banheiro e a tomar banho. Um enfermeiro pode visitá-lo sempre que necessário. E na próxima turnê pelo Brasil ele terá um cuidador pessoal, enfermeiros e fisioterapeutas 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

Também surpreende uma revelação feita por Juras: Di’Anno segue morando sozinho, mesmo enfrentando problemas de saúde há anos.

“Ele escreveu (em um post no Facebook) que a solidão o mata mentalmente. Paul fica constantemente sozinho em sua casa, exceto em algumas visitas que acontecem aqui e ali. Paul chegou a um ponto em que precisa estar sob os cuidados de alguém diariamente, porque se isso não acontecer temo o pior. Vários de seus amigos, liderados por Kastro (Pergjoni, dono da casa de shows londrina Cart & Horses, onde o Iron Maiden fez seus primeiros shows), que cuida dele desde o início, pediram urgência e me pediram para encontrar algum tipo de solução mais uma vez para Paul ir para a Croácia e continuar seu tratamento na clínica.”

De acordo com o empresário, o cantor já poderia estar recuperado e caminhando. No entanto, há questões de saúde mental que impedem o sucesso do tratamento.

Leia também:  Quanta grana o show de Madonna em Copa movimentará na economia do Rio

“Embora Paul precise de apenas alguns meses de trabalho para voltar a caminhar totalmente, não é tão fácil. Existem inúmeros obstáculos e forças mentais, TEPT (transtorno de estresse pós-traumático), depressão, etc além de um estilo de vida não tão saudável. Todas essas coisas são doenças e não há brincadeira sobre isso.”

Questões mentais de Paul Di’Anno

Ainda segundo Stjepan Juras, não é correto dizer que Paul Di’Anno “é seu pior inimigo”, culpando somente seus hábitos de vida anteriores pela sua condição atual. A questão, conforme apontado pelo empresário, transcende o livre arbítro do cantor e deve ser analisada “através do prisma da doença”, no caso, de saúde mental.

“Muitas pessoas dirão (e eu também pensei muitas vezes) ‘ah, Paul é assim’, ‘Paul é desse jeito’, ‘ele é um inimigo de si mesmo’, ‘seu pior inimigo’, etc, mas ninguém estará completamente certo. O que ele está travando é uma batalha difícil, e só pode ser vista objetivamente se for enxergada através do prisma da doença, e não do livre arbítrio e das escolhas pessoais. Sou apenas um fã, no caso seu empresário, mas não sou médico, nem bruxo. Minhas habilidades são limitadas, embora eu tente aprender todos os dias. Paul está doente e precisa de ajuda.”

Outra crítica recente, feita à decisão de colocar Paul em turnê, também foi rechaçada por Stjepan. De acordo com o empresário, a renda obtida com as apresentações serviram para custear a vida do cantor, que agora já não depende mais de doações. Dessa forma, ele pediu outro tipo de ajuda.

“Os shows até agora o ajudaram muito, pois agora ele não precisa mais depender exclusivamente de doações e tem uma fonte de renda para tratamento. Porém, se tem algo que preciso de todos vocês é o outro tipo de ajuda; conselhos e outros. Se algum de vocês é amigo próximo de Paul, ajude-o, converse com ele, ajude-o com as questões burocráticas no Reino Unido e deixe claro para ele que estamos todos lá para ajudá-lo, mesmo quando ele pensa que não estamos. Nunca enfrentei tais dificuldades em minha vida, inclusive mentais, mas fiz o possível para ajudar.”

Por fim, Juras deixou uma mensagem diretamente para Di’Anno e anunciou os próximos planos.

Leia também:  Por que Taylor Swift bate recordes e rock vive crise, segundo Gene Simmons

“E você, Paul, que está lendo isso, saiba que todos nós te amamos e quando você está passando por um momento difícil e só quiser gritar, lembre-se que estamos aqui para ajudar e que não há motivo para você gritar para nós, por mais difícil que seja. Estou trabalhando para levar Paul de volta à Croácia para tratamento em meados de março e livrar da infecção e mais uma vez das pernas muito inchadas. A todos que acompanham isso, espero que entendam e ajudem se puderem!”

Traumas

O longo e doloroso tratamento a que Paul Di’Anno se submeteu na Croácia deixou marcas não apenas físicas, mas mentais. O eterno cantor dos primeiros discos do Iron Maiden falou sobre o assunto durante entrevista de outubro de 2023 ao The Metal Voice, transcrita pelo Blabbermouth.

Tudo começou quando ele foi questionado sobre a quantas andaria o documentário que foi filmado acompanhando todo o processo de recuperação e volta aos palcos. O diretor foi Wes Orshoski, que já havia trabalhado em “Lemmy” (2011), sobre o icônico líder do Motörhead.

“ Na verdade, não sei muito sobre isso. Tudo o que faço é simplesmente aparecer e fazer as coisas. Estou um pouco chateado porque esperava já estar em pé. Mas isso não aconteceu. Então o documentário será sobre os altos e baixos de estar em uma cadeira de rodas e lutar.”

A seguir, Paul Andrews falou sobre as questões psíquicas que o afligem.

“Desde que tudo isso aconteceu comigo, eu sofro de Transtorno de Estresse Pós-Traumático muito grave. E isso não é bom. Muda toda a sua personalidade. Às vezes estou feliz e me sentindo sortudo. Outras vezes estou gritando e quero matar as pessoas. E isso não é bom. Esse não sou eu. Sou apenas uma pessoa despreocupada até que alguém me irrite, então vou querer bater em você. Mas sim, tem sido um pouco difícil. Wes Orshoski fez um trabalho incrível. Ele ainda está mixando no momento, então será lançado em breve. Deus me ajude. [Risos]”

Shows no Brasil

A próxima turnê de Paul Di’Anno pelo Brasil será a última, de acordo com o anúncio oficial. Vinte e três apresentações foram marcadas para o período entre maio e julho. A agenda pode ser conferida clicando aqui.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO sincero relato sobre situação atual de Paul Di’Anno, feito por empresário
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades