Os shows que mais reuniram público na praia de Copacabana

Lista conta com artistas ingleses, americanos e brasileiros — um deles bateu o recorde mundial de público em sua apresentação

Tudo indica que no dia 4 de maio, Madonna deve realizar uma apresentação gratuita na praia de Copacabana, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o evento já está fechado e faltam resolver apenas alguns detalhes antes do anúncio oficial.

Desta forma, a Rainha do Pop se tornará uma das poucas grandes artistas que tiveram o privilégio de se apresentar no local. Outros shows com artistas de renome que aconteceram na praia conseguiram bater a marca de um milhão de pessoas — e podemos esperar que o mesmo aconteça com a cantora, caso o evento seja mesmo oficializado.

- Advertisement -

E quais são, exatamente, os shows que mais reuniram público na praia de Copacabana? Confira a seguir, a partir de um levantamento feito pelo O Globo complementado pelo site.

Os shows que mais reuniram público na praia de Copacabana

Rod Stewart – 3,5 milhões de pessoas

Durante a virada de ano de 1994 para 1995, Rod Stewart se apresentou nas areais de Copacabana e fez história. Afinal, seu show foi o que teve mais público entre os realizados no local, com a presença estimada de 3,5 milhões de pessoas.

Acredita-se que este foi o show gratuito com maior público da história, recorde compartilhado com uma apresentação de Jean-Michel Jarre em Moscou, que aconteceu em 1997. Chegou a entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes.

Leia também:  A opinião de Phil Collins sobre músicas solo e do Genesis em “Psicopata Americano”

Sobre a apresentação, Stewart declarou em 2023 ao “Fantástico”, da TV Globo:

“O mais impressionante é que todo mundo canta em inglês. Isso não acontece em nenhum outro lugar. Na Alemanha eles às vezes até tentam. Mas no Brasil, todo mundo sabe todas as músicas.”

Jorge Ben Jor – 3 milhões de pessoas

Também em uma virada de ano (neste caso, de 1993 para 1994), Jorge Ben Jor se apresentou em Copacabana, em noite que também teve Tim Maia no palco. Estima-se que o artista tenha cantado para um público aproximado de 3 milhões de pessoas.

Um relato do jornal Folha de S. Paulo destaca:

“As 3 milhões de pessoas – estimadas pela Polícia Militar e pela organização – viram pela primeira vez a cascata de fogos montada nos 400 metros do paredão do forte Copacacabana, no canto direito da praia. Os fogos do forte criaram a ilusão de que uma cachoeira iluminada desaguava no mar. Após os fogos, a atenção do público se voltou para Ben Jor. Da 0h30 às 2h o artista botou o povo para dançar. Antes do show, Ben Jor jogou flores no mar, em reverência a Iemanjá.”

Rolling Stones – 1,2 a 1,5 milhão de pessoas

Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones também tocaram na praia de Copacabana. O evento fazia parte da turnê “A Bigger Bang”, à época o disco mais recente do lendário grupo britânico. O grupo Titãs, o DJ Marcelo Janot e o grupo AfroReggae abriram a ocasião.

Leia também:  Ouça “The Piper’s Call”, nova música de David Gilmour

Segundo os levantamentos feitos na época, Mick Jagger e companhia tocaram para um público cuja estimativa variou entre 1,2 milhão e 1,5 milhão de pessoas. Em 2022, a gravação foi lançada no álbum “The Rolling Stones: A Bigger Bang – Live on Copacabana Beach”.

O jornal Folha de S. Paulo reportou:

Os integrantes do Rolling Stones chegaram à praia por meio de uma passarela, construída especialmente para unir o palco e o hotel Copacabana Palace, onde os músicos e uma comitiva com mais de 150 pessoas estarão hospedados. O show de hoje foi um resumo de todas as fases da carreira dos Stones. O megaevento, que conta com 21 músicas, foi aberto com a canção ‘Jumpin’ Jack Flash’, de 1972 (sic). Jagger apareceu usando calça preta e uma jaqueta prateada. Depois da primeira performance, arriscou um ‘olá Rio, olá Brasil’, para emendar a segunda composição.”

Black Eyed Peas – 1 milhão de pessoas

Bastante identificado com o público brasileiro, o Black Eyed Peas também está entre os que realizaram performance em Copacabana, o que aconteceu na virada de 2006 para 2007. Em meio a uma apresentação chuvosa, o grupo americano tocou para um público aproximado de 1 milhão de pessoas.

Alok – 1 milhão de pessoas

Em agosto de 2023, o DJ brasileiro Alok, um dos principais nomes da música eletrônica mundial, foi mais um nome de peso a se apresentar em um dos grandes cartões postais do Rio de Janeiro.

Sua apresentação, batizada de “O Show do Século”, celebrava tanto o centenário do famoso hotel Copacabana Palace quanto seu próprio aniversário de 32 anos. Em torno de 1 milhão de pessoas prestigiaram o DJ.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs shows que mais reuniram público na praia de Copacabana
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

2 COMENTÁRIOS

  1. OS SHOWS SÃO, REALMENTE, DE GRAÇA? IMAGINO A FORTUNA QUE A PREFEITURA NÃO PAGA+ E É COM O DINHEIRO DE QUEM?!… NÃO É NEM PRECISO DESENHAR, NÉ??

  2. Então , todos os shows citados acima foram nas viradas de ano com exceção dos Rolling Stones logo o show com maior número de pessoas foram dos stones

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades