A inspiração por trás de “Wanted Dead or Alive”, hit do Bon Jovi

Single de “Slippery When Wet” traça paralelo entre a vida de um cowboy e de um músico em ascensão

Por trás de um dos maiores hits do rock está uma fábula sobre as dificuldades dos músicos em ascensão. Em 1986, o Bon Jovi lançou “Slippery When Wet”, álbum responsável por tornar a banda um fenômeno mundial. Mas antes disso, a realidade era de uma intensa rotina de gravações e turnês como ato de abertura. 

Foi esse cenário que inspirou Jon Bon Jovi e Richie Sambora a escreverem “Wanted Dead or Alive”, canção que traça um paralelo entre a vida de um cowboy do velho oeste e o dia-a-dia na estrada. Em entrevista ao SiriusXM (via Ultimate Guitar), o frontman refletiu sobre a composição. 

- Advertisement -

“Bem, [é sobre] a vida na estrada. Sabe, naquele ponto, estávamos no meio do nosso segundo álbum e tínhamos feito uma turnê pelo mundo tanto no primeiro quanto no segundo.”

As excursões dos primeiros álbuns do grupo serviram para desconstruir a imagem romantizada da rotina de shows, que estava além do controle dos músicos.  

Leia também:  Megadeth enfileira acertos e oferece show impecável em São Paulo

“Então você deixa de sonhar sobre como é estar na estrada e passa a realmente fazer isso para ganhar a vida e, então, como banda de abertura, você era um nômade. E, você sabe, você estava sob as regras da casa de todo e qualquer outro para quem você está abrindo. Então, você aprende a ser um artista e aprende a viajar, e é disso que se trata a estrada.”

“O estilo de vida de toda banda de rock”

Em 2009, durante apresentação no programa Inside The Actor’s – via American Songwriter – Jon se aprofundou na metáfora presente na composição. 

“É o seguinte… um bando de jovens ladrões, por assim dizer, entrando na cidade, roubando o dinheiro, as garotas e a bebida e indo embora antes do sol nascer. Esse era o estilo de vida de toda banda de rock.”

Bon Jovi e “Wanted Dead or Alive”

Lançada como terceiro single de “Slippery When Wet”, “Wanted Dead or Alive” representou um grande acerto comercial na carreira do Bon Jovi. Levando o tema western para além da composição, a canção adota em sua sonoridade características do country e blues usadas nas trilhas sonoras de clássicos do gênero cinematográfico.

Leia também:  Em relato sincero, Jon Bon Jovi revela quando problemas vocais começaram

Mesmo com um desempenho mais tímido em comparação às antecessoras (“You Give Love a Bad Name” e “Livin’ on a Prayer”, que alcançaram a primeira colocação nas paradas estadunidenses), a power ballad foi um sucesso e se tornou uma das músicas mais memoráveis da carreira da banda. A aclamação dos singles foi uma amostra do grande potencial do álbum que elevou o Bon Jovi a um dos maiores nomes do hard rock.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA inspiração por trás de “Wanted Dead or Alive”, hit do Bon...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades