Para Jon Bon Jovi, há um certo clipe do Bon Jovi lançado no início da carreira que é constrangedor. Não só isso, como também, na opinião do vocalista, quase estragou a música de tão ruim.
O cantor fez a revelação durante entrevista com a Ultimate Classic Rock. Na ocasião, assumiu não ter muito orgulho do vídeo feito para “Runaway”, single de estreia da banda, disponibilizado em 1984.
Ele declarou:
“Não sou cineasta. Em alguns clipes realmente acertamos e em outros não. Deus sabe que o vídeo de ‘Runaway’ e outros do início eram simplesmente uma porcaria! O que sabíamos? Foi fruto da MTV. Estamos falando de 1983, todo mundo usava ombreiras e saía dançando.”
Dirigido por Mike Cuesta, o clipe usou como referência o livro distópico “Fahrenheit 451”. A obra, escrita por Ray Bradbury e publicada originalmente em 1953, aborda um governo totalitário, que proíbe qualquer tipo de leitura, com medo de que o povo fique instruído e se rebele.
A história não tem qualquer ligação com a letra de “Runaway” — o que incomodou os membros do Bon Jovi, como explicou Jon:
“Algum diretor que não sei o nome foi colocado na função pela gravadora. Não contribuímos com a história do vídeo e pudemos ver só quando estava pronto. E todos nós pensamos: ‘meu Deus, isso não tem nada a ver com a música’. O clipe foi baseado no livro ‘Fahrenheit 451’ e o cara colocou a própria sobrinha nele. Isso quase matou a canção.”
Jon Bon Jovi e “Runaway”
Em outra ocasião, Jon Bon Jovi já havia manifestado seu descontentamento com o vídeo de “Runaway”. No ano passado, durante aparição no Andy Cohen Live, emitiu uma opinião semelhante:
“Quando penso em ‘Runaway’… fizemos um vídeo e queriam que eu atuasse. Espere um minuto, acabei de aprender a tocar guitarra e escrever uma música. Você quer que eu seja um cineasta? Que diabos eu sei? Depois vinha a estúpida gravadora com o estúpido diretor que dizia ‘Fahrenheit 451’, quando o segundo álbum se chamava ‘7800 Fahrenheit’ ou o que quer que seja e queria sua sobrinha estrelando o clipe. Jesus, Deus, que horror! Você quer me envergonhar? Amarre-me a uma cadeira e me faça assistir a vídeos dos dois primeiros discos.”
Mudança de estratégia
De acordo com o frontman, o grupo definiu uma fórmula posteriormente. Não por coincidência, a MTV teve grande participação no estouro a partir de “Slippery When Wet” (1986) e seus singles.
“Fomos espertos o suficiente para, a partir de então, usar os vídeos para promover o show. ‘You Give Love a Bad Name’, ‘Livin’ on a Prayer’ e ‘Wanted Dead or Alive’ mostravam nossas performances ao vivo. Foi quando percebemos que isso é tudo o que importa.”
Os três videoclipes que catapultaram o Bon Jovi à consagração foram dirigidos por Wayne Isham. Os dois primeiros eram centrados na ação do grupo em cima do palco, enquanto o terceiro também mostrava os músicos nos bastidores e em viagens durante a turnê.
té hoje, “Slippery When Wet” vendeu em torno de 28 milhões de cópias em todo o mundo. À época do lançamento, alcançou o número 1 nas paradas de 7 países.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.