Morre Bob Heil, o criador do talk box

Engenheiro de som desenvolveu o artefato que entrou para a história do rock graças a nomes como Peter Frampton, Joe Walsh e Richie Sambora

Morreu no último dia 28 de fevereiro, aos 83 anos, o engenheiro de som Bob Heil. Natural de St. Louis, Missouri, Estados Unidos, ele ficou conhecido ainda nos anos 1960 graças a empresa Heil Sound, responsável por desenvolver alguns dos primeiros sistemas de som para shows em estádios. O trabalho contou com bandas como The Who e The Grateful Dead como parceiras.

Sua grande criação, no entanto, aconteceu em 1973, quando inventou o Heil Talk Box. O artefato é um dispositivo utilizado para dar efeito similar à voz em instrumentos musicais, normalmente guitarras. A criação foi popularizada graças a nomes como Peter Frampton e Joe Walsh (Eagles, James Gang). Na década seguinte, obteve um revival graças a Richie Sambora, que a utilizou em “Livin’ On a Prayer”, do Bon Jovi.

- Advertisement -

Eis alguns exemplos de canções que se valeram do talk box:

  • Peter Frampton – “Do You Feel Like We Do”, “Show Me the Way” e “Black Hole Sun”
  • Pink Floyd – “Pigs (Three Different Ones)” e “Keep Talking”
  • Bon Jovi – “Livin’ On A Prayer”, “It’s My Life”, “Love Me Back to Life”, “Everyday”, “I Want to Be Loved”, “We Got It Going On”, “The Distance” e “All I Want is Everything”
  • Joe Walsh – “Rocky Mountain Way”
  • Scorpions – “The Zoo”, “Money and Fame”, “To be Number One”, “Can You Feel It”, “Cause I Love You” e “Raised on Rock”
  • Foo Fighters – “Generator”
  • Alice in Chains – “Man in the Box” e “Rotten Apples”
  • Rage Against the Machine – “Wake Up”, “Guerrilla Radio” e “Calm Like A Bomb”
  • Tool – “Jambi” e “Rosetta Stoned”
  • Black Label Society – “Fire It Up”, “Concrete Jungle” e “Blacked out World”
  • Metallica – “The House Jack Built”
  • Ira! – “Flerte Fatal”
  • Queen – “Delilah”
Leia também:  Guitarrista da Allman Brothers Band, Dickey Betts morre aos 80 anos

Outros feitos de Bob Heil

No final da década de 1980, a Heil Sound se tornou uma das primeiras empresas americanas a criar e instalar home theaters. Bob se tornou professor em várias instituições do ramo, além de um palestrante nos principais eventos do segmento em todo o mundo.

Em anos recentes, ganhou vários prêmios e homenagens, além de uma exposição permanente na sede do Rock and Roll Hall of Fame.

A causa da morte foi um câncer não especificado. Bob Heil deixa a esposa, Sarah, duas filhas e um enteado.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

Leia também:  Phil Mogg confirma que o UFO encerrou atividades
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorre Bob Heil, o criador do talk box
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. De acordo com o Eletro-Harmonix, décadas antes de Bob Heil, em 1939, Alvino Rey (1908 + 2004) que era guitarrista de jazz, inventou uma versão inicial do talk box, que modificava o som de sua guitarra para soar como palavras. Em shows com sua big band, Rey criou um personagem mecânico animado que chamou de “Stringy”, em forma de guitarra, que “cantava” os sons alterados da guitarra.

    Nos primeiros testes, Rey usou um microfone de garganta de carbono (originalmente desenvolvido para comunicação de pilotos militares) colocando-o na garganta de sua esposa Luise King (The King Sisters), que ficou atrás da cortina e murmurou palavras junto com as linhas da guitarra. A combinação de sonoridade inédita foi chamada de “Guitarra Cantante”, e também usada no filme Jam Session, como uma ”novidade”, mas não que teria sido desenvolvida posteriormente.

    Portanto, não foi apenas no Rock que o Talk box ganhou fama. O musico Roger Troutman (Zapp, e Parliament-Funkadelic), muito conhecido no funk, e no desenvolvimento do hip hop, era uma figuraça que ficou famoso com o Talk box. Infelizmente, Roger teve uma morte trágica.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades