Tecladista ucraniano Vitalij Kuprij morre aos 49 anos

Músico se destacou com o Artension e Ring of Fire, além de ter participado da Trans-Siberian Orchestra

Morreu na última terça-feira (20), aos 49 anos, o tecladista ucraniano Vitalij Kuprij. As informações iniciais dão conta de que ele sofreu um ataque cardíaco. Ele se destacou com o Artension, banda da qual participou de todas as atividades desde a fundação, em 1996.

Também participou do Ring of Fire, grupo comandado pelo vocalista Mark Boals, ex-Yngwie Malmsteen. Ainda lançou dez álbuns solo. O mais recente, “Progression”, saiu em 2020.

- Advertisement -

Vitalij possuía uma relação de longa data com a Trans-Siberian Orchestra. Participou de todas as turnês do projeto desde 2009, incluindo a mais recente, finalizada mês passado. A relação com Jon Oliva e Paul O’Neill o fez estar presente também no derradeiro (até o momento) show do Savatage, no Wacken Open Air 2015.

Leia também:  Turnê de Paul Di’Anno pelo Brasil volta a ser adiada devido a problemas de saúde

Carreira na música clássica

Kuprij ainda recebeu inúmeras condecorações como pianista e compositor. Conforme levantamento do Metal Archives, ganhou o prestigioso primeiro prêmio como a pessoa mais jovem a competir no All Union Chopin, realizado na República de Kazan, União Soviética, além da medalha de ouro no Concurso do Conservatório de Kiev e no Poltawa Ukraine Mykola Lyssenko.

Além disso, recebeu o primeiro prêmio no Concurso de Duos de Genebra para Violino e Piano, bem como a medalha de ouro no Piano 80 e no Concurso Suíço para Jovens; o Concurso de Piano de Chicago; o Concurso de Piano de Nova York; e o Concurso de Piano de Cleveland.

Leia também:  Eclipse solar faz Soundgarden volta a parada nos EUA com “Black Hole Sun”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasTecladista ucraniano Vitalij Kuprij morre aos 49 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades