A lição que Rick Wakeman recebeu de um fã brasileiro de 16 anos

Tecladista questionou o que interessava ao jovem em sua “música antiga” e recebeu uma inteligente resposta

Aos 74 anos, Rick Wakeman prepara a volta aos palcos em sua turnê de despedida. Porém, a obra certamente seguirá influenciando incontáveis futuras gerações. Nada mais justo, em se tratando do homem conhecido como “o mago dos teclados”, que tocou com vários dos maiores nomes da história.

­

- Advertisement -

Um exemplo do poder de sua música foi sentido durante conversa com um fã brasileiro tempos atrás. O momento fez o artista repensar seus conceitos, como o próprio confessou à revista Classic Rock.

Ele disse:

“Há algum tempo, um garoto no Brasil me ensinou uma lição importante. Ele estava no hotel com um exemplar de ‘Six Wives’ que queria autografado. Ele disse que tinha 16 anos. Quando perguntei: ‘o que você gosta nessa música antiga?’, ele ficou muito bravo e respondeu: ‘Sr. Wakeman, isso pode ser música antiga para você, mas é nova para mim. Só ouvi isso há duas semanas. Você deve aprender a lembrar que quando você toca uma música no palco, algumas pessoas a ouvem pela primeira vez’. Isso foi um verdadeiro motivo de reflexão.”

A despedida dos palcos

Rick Wakeman confirmou recentemente que a próxima turnê será a última de sua carreira. O instrumentista sai de cena com uma obra altamente conceituada, tendo influenciado incontáveis gerações em mais de meio século de atividades artísticas.

Obviamente, o giro não poderia deixar de passar pelo Brasil, terra onde já foi considerado megaestrela nos anos 1970 – o serviço dos shows pode ser conferido ao final da matéria.

Em nota oficial replicada pela revista “Prog”, o mago dos teclados se mostrou absolutamente tranquilo com a decisão de se afastar dos palcos. A ponto de ter até mesmo antecipados os planos originais.

Leia também:  Mãe de Paul McCartney inspirou verso específico de “Yesterday”, dos Beatles

“Sempre planejei parar de fazer turnês no meu aniversário de 77 anos – para aqueles que desejam me enviar um cartão, é 18 de maio! –, mas há tanta coisa para encaixar antes disso que estou tendo que mudar os planos agora. Então, meus últimos shows one-man terão que terminar antes dessa data.”

A nova excursão terá espaço para uma peça inédita batizada “Yessonata”, reunindo 30 minutos de alusões ao tema da banda com a qual se tornou mais conhecido. Rick continua:

“Gostei muito de realizar os vários shows solo, mas está na hora de encerrar. Pretendo trazer o melhor do que fiz no passado, além de algumas novas surpresas no caminho, e possivelmente até mesmo um convidado estranho se juntando a mim em ocasiões estranhas.”

Sobre Rick Wakeman

Richard Christopher Wakeman é um dos músicos mais respeitados de todos os tempos. Desenvolveu carreira mais conhecida por suas 5 passagens pelo Yes em diferentes épocas, além do trabalho solo que comanda desde a década de 1970.

Também gravou com nomes como David BowieBlack Sabbath, Lou Reed, Elton John, T. Rex e Cat Stevens, entre outros.

Seu álbum solo mais recente, “A Gallery of the Imagination”, foi lançado em fevereiro do ano passado. É mais uma produção em parceria com a English Rock Ensemble, que conta com o baixista Lee Pomeroy, o guitarrista Dave Colquhoun, o baterista Ash Soan e o vocalista Hayley Sanderson. A produção ficou a cargo do próprio protagonista, em parceria com Erik Jordan.

Leia também:  Ozzy Osbourne conta por que criticou Kanye West abertamente por sample não autorizado

O álbum é conceitual, baseado na primeira professora de piano de Wakeman, a Sra. Symes, com quem ele estudou desde os 5 anos de idade até seu tempo no Royal College of Music. Ela o ensinou que a música era como pintar quadros: quando você toca, está pintando por meio da música, uma lição importante que Wakeman nunca esqueceu.

Serviço – Rick Wakeman no Brasil

RICK WAKEMAN – 11 de Abril – Quinta-feira
Cidade: Porto Alegre/RS
Local: Salão de Atos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681)
Abertura da casa: 19h30
Vendas online: Bilheto
Ingresso solidário: entregue 1kg de alimento não perecível no acesso ao evento.
Classificação etária: Livre.
 
RICK WAKEMAN – 12 de Abril – Sexta-feira
Cidade: São Paulo/SP
Local: Tokio Marine Hall
Abertura da casa: 20h
Vendas online: Eventim
Classificação etária: Livre.
 
RICK WAKEMAN – 14 de Abril – Domingo
Cidade: Brasília/DF
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Master (Setor de Divulgação Cultural)
Abertura da casa: 19h30
Vendas online: Bilheto
Ingresso solidário: entregue 1kg de alimento não perecível no acesso ao evento.
Classificação etária: Livre.
 
RICK WAKEMAN – 15 de Abril – Segunda-Feira
Cidade: Curitiba/PR
Local: Ópera do Arame
Abertura da casa: 19h30
Vendas online: Bilheto
Ingresso solidário: entregue 1kg de alimento não perecível no acesso ao evento.
Classificação etária: Livre.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA lição que Rick Wakeman recebeu de um fã brasileiro de 16...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades