Pearl Jam estreia novo álbum em evento privado nos EUA; veja descrição

Imprensa internacional definiu novo disco como “intenso” e com mais solos de guitarra em comparação ao antecessor “Gigaton” (2020)

O álbum número 12 do Pearl Jam é uma realidade. Veículos de imprensa do exterior revelam que a banda promoveu, na última quarta-feira (31), um evento de audição do trabalho. Somente convidados foram autorizados a entrar.

O local foi a casa noturna Troubador em West Hollywood, nos Estados Unidos. De acordo com a Spin, três integrantes do grupo compareceram: o vocalista Eddie Vedder, o guitarrista Mike McCready e o baixista Jeff Ament. O produtor do disco, Andrew Watt, também esteve no local.

- Advertisement -

Como era de se esperar, os envolvidos estão empolgados com o material, cujos detalhes — como título ou data de lançamento — ainda não foram revelados. Vedder disse que o trabalho é “sem exageros o melhor” do grupo, enquanto Ament declarou que “não poderia estar mais orgulhoso” da banda.

Ainda durante o evento, Eddie contou que a ideia de gravar um novo álbum do Pearl Jam nasceu quando ele ainda fazia “Earthling” (2022), seu disco solo mais recente, ao lado de Andrew Watt. O produtor tem trabalhado com uma série de astros do rock e do pop nos últimos anos, como Rolling Stones, Iggy Pop, Ozzy Osbourne, Miley Cyrus, Camila Cabello e Post Malone.

O estúdio de Watt em Beverly Hills foi utilizado para boa parte das gravações — a ponto de a banda sequer ter precisado levar seus instrumentos na primeira sessão. Alguns registros foram feitos no estúdio Shangri-La, de Rick Rubin, após o espaço de Andrew ter sido afetado por uma enchente.

Descrição

Confira abaixo uma descrição do material, feita pela Spin:

Leia também:  “Rock é atitude”, diz Roberta Medina ao explicar sertanejos no Rock in Rio

“O álbum apresenta várias canções rocker intensas que mostram a bateria sempre poderosa de Matt Cameron e a elegância do guitarrista Mike McCready, cujos solos são mais proeminentes aqui do que em ‘Gigaton’ (2020). Um deles tem um refrão especialmente feito sob medida para cantar e levantar os punhos.

Algumas músicas remetem ao som vibrante e com sabor acústico do falecido Tom Petty, enquanto outra tem a sensação galopante e desequilibrada de músicas anteriores do Pearl Jam, como ‘Parachutes’ e ‘All That Yesterdays’. Tematicamente, Vedder está escrevendo sobre a conexão humana (ou a falta dela), envelhecimento, paternidade e o estado do mundo. ‘Ainda estamos procurando maneiras de nos comunicar’, disse ele.

Talvez a música com o toque mais ‘clássico’ do Pearl Jam tenha sido conceituada enquanto Vedder e Watt trabalhavam em outra coisa, mas essa história terá que esperar por enquanto.”

Mais guitarras

Em entrevista para a edição de janeiro de 2024 da revista Classic Rock, Mike McCready deu ainda outros detalhes a respeito do registro. A respeito da sonoridade, o guitarrista afirmou que o material é pesado, com a guitarra solo bem marcada, referências aos trabalhos iniciais e elementos na bateria à la Soundgarden — banda com a qual compartilham o baterista, Matt Cameron.

“É muito mais pesado do que você esperaria. Tem a melodia e a energia dos primeiros discos. Andrew nos incentivou a tocar de forma forte, melódica e cuidadosa como viemos fazendo em muito tempo. Sinto que a bateria de Matt Cameron tem elementos do que ele fez no Soundgarden. Para o bem ou para o mal, você vai ouvir muito mais da minha guitarra solo, coisas que eu não faço há muito tempo. Fiquei louco, como com Chris Cornell e o Temple of the Dog na música ‘Reach Down’ [1991], de tantos anos atrás.”

Diferentemente do antecessor, o processo de criação ocorreu de maneira mais rápida. A expectativa é de que, realmente, o álbum chegue em breve.

Leia também:  Por que o Iron Maiden não tocará no Rock in Rio 2024, segundo Bruce Dickinson

“Espero que seja lançado no próximo ano. Temos um monte de músicas gravadas. Trabalhamos com Andrew Watt, que é um cara mais jovem, um produtor pop, mas que no fundo é um cara do rock. Se não me engano, somos a banda favorita dele. Quando estávamos no estúdio com ele no ano passado, ele realmente nos levou ao limite, nos deixando focados e tocando música após música. Demorou muito para fazer o ‘Gigaton’, mas o mesmo não aconteceu agora.”

Pearl Jam e “Gigaton”

“Gigaton”, álbum mais recente do grupo, saiu em 27 de março de 2020. Chegou ao top 10 em 23 paradas internacionais, sendo número 1 na Espanha, Portugal, Grécia, Croácia, Áustria e Itália.

Fundado em Seattle, Washington, Estados Unidos no ano de 1990, o Pearl Jam vendeu mais de 85 milhões de cópias dos seus 11 discos de estúdio em todo o mundo. Desde 2017, a banda faz parte do Rock and Roll Hall of Fame.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPearl Jam estreia novo álbum em evento privado nos EUA; veja descrição
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades