Quando Ozzy Osbourne disse que Dio e Tony Iommi não tinham carisma

Em 1986, cheio de problemas — e outras coisas — na cabeça, o Madman disparou contra incluindo seu substituto e o guitarrista do Black Sabbath

Nos anos 1980, com Ozzy Osbourne em carreira solo e o Black Sabbath com outros vocalistas, nem sempre as duas partes se deram bem. O Madman, em particular, pegava pesado com os então ex-colegas — e principalmente com seu substituto imediato, Ronnie James Dio. Um exemplo disso aconteceu em 1986, quando, irritado, disparou contra o vocalista e o guitarrista de sua ex-banda.

A fala ocorreu durante uma passagem da turnê do álbum “The Ultimate Sin” (1986) pelo Japão. Conforme relembrado pela Classic Rock, dois profissionais da revista britânica Smash Hits foram convidados a acompanhar os shows.

- Advertisement -

Osbourne não estava nos melhores dias. Não apenas em relação à farra, mas também por ter sido processado pelos pais de um jovem que se matou após ouvir a música “Suicide Solution”, de seu álbum de estreia como artista solo (“Blizzard of Ozz”, de 1981).

O fato é que o repórter Tom Hibbert e o fotógrafo Andy Catlin pegaram um Ozzy “azedo” em uma manhã, no hotel Century Hyatt, em Tóquio. O Madman comentou o caso do jovem morto, reclamou dos fãs japoneses e até de sua família antes de disparar contra o Black Sabbath.

“É uma piada. Eu não sou cantor. Tem um milhão de cantores melhores do que eu. Ronnie James Dio é um cantor muito melhor do que eu, mas ele não tem carisma. Faz dois sinais do demônio (o gesto de ‘chifres’ com as mãos popularizado por Dio) e é tudo que ele tem. É como assistir gelo derretendo. Tony Iommi não tem carisma – é como assistir um poste de luz com uma guitarra. Eu tenho carisma e você não pode tirar isso de mim.”

Vale lembrar que, em 1986, Dio já estava completando 4 anos fora do Sabbath, focando exclusivamente na banda que levava seu nome. A essa altura, Glenn Hughes era o titular dos microfones do grupo, prestes a passar o bastão para Ray Gillen.

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia Dia Brasil, com vários gêneros e combate à fome

Reciprocidade

Se Ozzy não tinha muitas coisas boas a falar sobre Dio, o mesmo ocorria ao inverter os personagens. Embora fosse mais polido com as palavras, o saudoso Ronnie, falecido em 2010, também tinha suas críticas ao Madman.

Em entrevista de 2002, já mais tranquilo após disparar contra o Black Sabbath de modo geral, ele afirmou sobre o antecessor:

“Ozzy sempre foi um grande amigo meu enquanto eu não estava no Sabbath, mas quando eu estava, ele sempre agiu como um miserável que só falava mal de mim. E eu sempre falei coisas boas sobre ele. Ele não merece respeito devido à falta de respeito que me ofereceu. Depois de eu ter tantos anos de carreira, não é meu trabalho ficar ajoelhado em respeito a ele. Quando você conseguir cantar como eu, eu te mostro respeito.”

Tony Iommi e a polêmica Ozzy vs. Dio

Já Tony Iommi, guitarrista do Sabbath também atacado por Ozzy em 1986, sempre reconheceu a importância dos dois vocalistas para sua banda, mas nem sempre conseguiu esconder sua preferência na rotina interna. Artisticamente falando, trabalhar com Dio era mais fácil do que com Ozzy, além de abrir mais possibilidades, como ele disse à Kerrang! em 2022.

Leia também:  Heaven & Hell lançou “The Devil You Know” há 15 anos; veja outros fatos da música em 28 de abril

“Ozzy era ótimo, mas Ronnie era um cantor completamente diferente. Queríamos isso, não dava para colocar alguém que soaria parecido. Conseguimos abordar as músicas de uma maneira diferente do que tínhamos feito antes. Abriu muito mais variedade para nós, realmente.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Ozzy Osbourne disse que Dio e Tony Iommi não tinham carisma
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades