John “Duff” Lowe, pianista do The Quarrymen, morre aos 81 anos

Ele participou da única gravação do grupo que daria origem aos Beatles, tendo preservado o registro até seu lançamento oficial

Morreu na última quinta-feira (22), aos 81 anos, o pianista John “Duff” Lowe. A causa não foi revelada.

Ele entrou para a história por ter feito parte do The Quarrymen, banda que deu origem aos Beatles, entre 1958 e 1960. O convite para entrar no grupo partiu de seu amigo de infância, Paul McCartney.

- Advertisement -

O músico participou do único registro em estúdio do grupo, feito no estúdio caseiro de Percy Phillips, em Liverpool. As sessões renderam a canção autoral “In Spite of All Danger”, assinada por Paul e George Harrison. John Lennon e o baterista Colin Hanton também participaram da gravação, que ainda teve uma versão para “That’ll Be the Day”, de Buddy Holly.

Leia também:  Sepultura terá ex-membros participando dos shows de despedida? Andreas Kisser responde

O acetato com as faixas foi preservado por Lowe até 1981, quando foi adquirido por McCartney. A transação nunca teve seu valor revelado, permanecendo como um “segredo entre amigos” – embora se especule que tenha sido feita por um valor menor que teria arrecadado caso feito um leilão oficial. As duas músicas entrariam na compilação “Anthology Vol. 1”, de 1995.

A volta do The Quarrymen

Contando com outros músicos na formação, o The Quarrymen se reuniu na primeira metade dos anos 1990. Além de John, apenas um outro integrante havia feito parte da banda original no passado, o guitarrista Rod Davis.

Quatro álbuns de estúdio foram lançados: “Open for Engagements” (1994), “Get Back – Together” (1997), “Songs We Remember” (2004) e “Grey Album” (2012). Os ao vivo “Live At The Halfmoon Pub Putney” (2005) e “The Quarrymen Live! In Penny Lane” (2020) completam a discografia.

Leia também:  A referência a “Ten” feita pelo Pearl Jam em novo álbum

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJohn “Duff” Lowe, pianista do The Quarrymen, morre aos 81 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades