Por que “Chaves” sumiu da TV — e quando deve voltar

Seriado está no centro de um imbróglio, mas tem chances de voltar a ser exibido ainda em 2024, segundo filho de Chespirito

Bastante popular no Brasil, o seriado mexicano “Chaves” desapareceu da televisão há alguns anos. Não só no Brasil, como em todos os outros países em que era exibido.

Para os fãs, boas notícias: o filho de Roberto Gomez Bolaños (Chespirito), falecido criador e ator principal do programa, deu pistas de que os problemas que impedem a exibição da atração podem ser resolvidos em breve. A situação de “Chapolin Colorado” também deve ser solucionada.

- Advertisement -

A seguir, relembre o que fez “Chaves” deixar de ser transmitido em todo o mundo — e quando o seriado deve voltar a ser exibido.

Falta de acordo fez “Chaves” sumir

A exibição de “Chaves” foi afetada por uma disputa judicial entre duas partes. São elas: o canal mexicano Televisa, emissora que exibiu originalmente os episódios do seriado e continua em posse das fitas originais, e o Grupo Chespirito, detentor dos direitos autorais dos personagens.

Durante anos, o canal pagou um determinado valor ao Grupo Chespirito — hoje comandado por Roberto Gómez Fernández, um dos filhos de Bolaños — para exibir o seriado e licenciá-lo a outros países.

Leia também:  Clash Bulldog’s não será mais banda de abertura de Bruce Dickinson no Brasil

No entanto, em julho de 2020, emissora e grupo não se acertaram para a renovação do acordo. Fernández considerava baixo o valor pago pela Televisa, que, em contrapartida, não aceitou a exigência e fez “Chaves” e “Chapolin Colorado” saírem do ar.

Até hoje, as duas partes não se acertaram para resolver o chamado “apagão” — nome que os fãs do seriado deram para o imbróglio, deixando uma legião de fãs do show órfãos desde então.

Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda e segunda esposa de Chespirito, também tenta resolver a situação. No entanto, ela não possui uma relação muito boa com os filhos do falecido marido — frutos do primeiro casamento dele.

“2024 será um ano muito bom”

Não é possível precisar quando o “apagão” será solucionado. Mas em entrevista ao jornal O Globo, Roberto Gómez Fernández afirmou que continua na luta para solucionar a questão.

Leia também:  AC/DC lançou “High Voltage” há 48 anos; veja outros fatos da música em 30 de abril

Ele também deu a entender que o caso pode chegar a um final positivo ainda neste ano.

“O que posso dizer é que estou nisso todos os dias e que não descansarei enquanto não acontecer. Se uma janela se fechar, buscarei outra. Sei que não é um caminho de linha reta. Mas é a maior responsabilidade que tenho, o retorno das séries originais. Não posso falar muito, mas há portas abertas. Me parece que 2024 será um ano muito bom.”

Vale lembrar que no início deste ano, uma coluna do site iG afirmou que o SBT, canal que sempre exibiu a atração da TV aberta brasileira, negociava diretamente com o Grupo Chespirito para voltar a exibir o seriado no Brasil. No entanto, mais nenhuma informação foi divulgada desde então.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que “Chaves” sumiu da TV — e quando deve voltar
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades