Como Sly & the Family Stone influenciou “Rock and Roll All Nite”, hit do Kiss

Hino emblemático da banda americana foi sua última música tocada ao vivo, em 2 de dezembro de 2023

Por mais que os fãs possam ter outras preferências, não dá para negar que “Rock and Roll All Nite” é o cartão de apresentação do Kiss para qualquer pessoa. A música, originalmente presente no álbum “Dressed to Kill”, estourou de vez com a versão presente em “Alive!”, ambos lançados em 1975.

Em artigo escrito para a revista Classic Rock, Paul Stanley não se furtou de mencionar o clássico como o grande hino – algo que já havia feito em vários registros ao vivo ao anunciar a canção.

- Advertisement -

Porém, o fato interessante é quando ele cita a inspiração principal, que veio de um grupo que não faz parte do cotidiano do rock – embora já tenha excursionado e sido regravado por nomes do gênero.

“Obviamente o monólito é ‘Rock And Roll All Nite’. E tenho que dar crédito a Neil Bogart, presidente da Casablanca Records. Um dia, em Los Angeles, ele nos levou ao seu escritório e disse: ‘Vocês precisam de um hino do rock, um grito de guerra para que seu público possa cantar e com o qual se identifique’. Ele citou duas músicas de Sly & The Family Stone – ‘Dance To The Music’ e ‘I Want To Take You Higher’. E eu entendi, porque vi Sly & The Family Stone abrindo para Jimi Hendrix. Eles eram incrivelmente poderosos, com músicas que você realmente poderia se agarrar nas letras.”

O inconfundível refrão foi o que saiu primeiro.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

“Então fui direto do escritório de Neil para o nosso hotel. Escrevi os acordes e a melodia para aquele refrão: ‘Eu quero rock and roll a noite toda e festejar todos os dias…’ Essa música resumiu a filosofia da banda e se tornou o modelo para o rock. Um hino – não só para nós, para todos.”

“Sobre comemorar, não sobre ficar chapado”

Em 2019, Paul já havia falado à rádio americana WABC sobre a inspiração para o hino. Conforme transcrição do Blabbermouth, ele explicou:

“Eu adoro uma boa taça de vinho e um pouco de álcool de tempos em tempos, mas a ideia veio do verso ‘rock and roll all nite and party every’ (algo como ‘rock and roll a noite toda e festa todos os dias’). Quando eu estava compondo, ingênuo ou não, quis falar sobre comemorar, não sobre ficar chapado. É algo como: ‘quero rock and roll a noite toda, festa todos os dias, ter bons momentos e aproveitar da vida ao máximo’.”

Stanley foi enfático ao destacar que não teve o intuito de enaltecer drogas ou álcool na música, já que ele afirma não ser usuário de substâncias químicas e beber apenas de forma bastante ocasional.

Leia também:  Com direito a surpresas, Bruce Dickinson encanta com estreia solo em Porto Alegre

“Esse sempre foi o meu ponto de vista e o do Kiss: celebrar a vida e obter o máximo dela, pois nós não temos uma segunda chance, até onde sei.”

Kiss e “Rock and Roll All Nite”

A versão de estúdio de “Rock and Roll All Nite” chegou ao 68º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos. Já o registro ao vivo foi bem melhor, alcançando o 12º posto. Apenas “Beth” (7º), “I Was Made For Lovin’ You” (11º) e “Forever” (8º) tiveram desempenho melhor no chart.

A canção foi a última tocada ao vivo pela banda em seu derradeiro show. A apresentação aconteceu no dia 2 de dezembro de 2023, no Madison Square Garden, em Nova York.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Sly & the Family Stone influenciou “Rock and Roll All Nite”,...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades