A forte resposta de Joe Bonamassa a quem o critica por colecionar guitarras

Guitarrista possui mais de 500 instrumentos e afirma que há opções disponíveis no mercado para qualquer um que tenha interesse

A paixão de Joe Bonamassa pela música envolve não apenas tocar e compor, como também colecionar instrumentos. No ano passado, o guitarrista revelou que sua coleção de guitarras — iniciada quando ainda era bem jovem — ultrapassou mais de 500 modelos, boa parte abrigados dentro de sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Há quem condene a prática do músico de acumular as peças, considerando um “desperdício” apenas tê-las sem de fato usá-las. Para esse tipo de julgamento, Joe já tem uma resposta pronta.

- Advertisement -

Durante participação no podcast Let There Be Talk, transcrita pela Ultimate Guitar, o instrumentista refletiu sobre o assunto. Primeiramente, Bonamassa abordou a repercussão nas redes sociais ao ter adquirido uma guitarra Les Paul Standard 1954 no fim do ano passado e, então, explicou o motivo pelos quais certos comentários o revoltaram.

Ele declarou: 

“Quando eu postei o modelo ‘54 Goldtop’ que consegui por meio dos netos do proprietário original da guitarra em Massachusetts, várias pessoas disseram: ‘outra guitarra que nunca vai ver a luz do dia, pensem nas músicas que poderiam ser tocadas nela se outra pessoa a tivesse comprado’. Espera aí, vamos mudar essa lógica. Os netos entraram em contato comigo por dois motivos: primeiro, eles sabiam que eu colecionava guitarras. E segundo, eles sabiam que eu tinha um bom lugar para guardá-la e ofereci um preço justo. Fim da história. Isso não é um socialismo de colecionador. Não é uma guitarra para todo mundo.”

Segundo o guitarrista, a ideia de uma “monopolização” de modelos raros é injusta. Isso porque, em sua concepção, esses tipos de instrumento tiveram uma quantidade razoável de unidades comercializadas no passado, o que possibilita que outras pessoas também os encontrem à venda no mercado e os comprem. 

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

“Não se sunta a lógica de que, ao colecionar, você está tirando o instrumento das pessoas que poderiam estar o usando. Por exemplo, no caso dos amplificadores Super Reverb Fender. Entre o final de 1963 ou início de 1964 até o momento em que eles foram descontinuados, a Fender fez 66 mil Super Reverbs. Eu tenho talvez 5 ou 6 desse modelo. Isso não é exatamente monopolizar o mercado.”

Por fim, deu outro exemplo e acrescentou: 

“No caso da Les Paul Sunburst, eu tenho 15 delas. Fizeram quase 600 modelos em 1959, e entre 1958 e 1960, foram quase 17 mil no total. Não estou exatamente monopolizando o mercado. Eu sempre digo às pessoas: se você quer algo, procure, há várias unidades. Há muitas guitarras para todo mundo. Se você pergunta ‘por que você precisa de todas essas guitarras?’, você não entende o que um colecionador faz.”

Sobre Joe Bonamassa

Nascido em New Hartford, estado americano de Nova York, Joseph Leonard Bonamassa começou a se destacar aos 12 anos. À época, abriu uma turnê de 20 shows de B.B. King.

Leia também:  Por que Eddie Van Halen parou de jogar palhetas ao público em shows nos anos 2000

Em 1991, teve a banda Bloodline, com os filhos de Miles Davis, Robby Krieger (The Doors) e Berry Oakley (Allman Brothers Band). Apenas um disco foi lançado.

Além do trabalho solo, teve participação no supergrupo Black Country Communion, com Glenn Hughes, Jason Bonham e Derek Sherinian. Também fez parte do Rock Candy Funk Party, voltado ao jazz/funk e teve uma parceria prolífica com a cantora Beth Hart.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA forte resposta de Joe Bonamassa a quem o critica por colecionar...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades