Como Don Henley (Eagles) acabou tocando com o Guns N’ Roses

Astro assumiu a bateria para a execução de “Patience” durante o American Music Awards 1989

Em 1989, a relação do Guns N’ Roses com seu baterista, Steven Adler, estava prestes a ser encerrada. O vício em heroína levou o músico a ser internado em uma clínica de reabilitação – local que se tornaria quase o seu habitat natural nas décadas seguintes, incluindo através de aparições em programas televisivos que o expuseram tal qual um animal em uma jaula de zoológico.

Porém, a banda possuía um compromisso no dia 30 de janeiro do ano em questão. Eles deveriam se apresentar no American Music Awards, em Los Angeles. Com o colega fora de combate, alguém precisaria assumir as baquetas, mesmo que em caráter emergencial.

- Advertisement -

Foi quando surgiu a ideia de entrar em contato com Don Henley. À época, o Eagles estava com atividades interrompidas, o que se manteria até a metade da década seguinte. Além de fazer parte da mesma gravadora da banda, o astro havia contado com backing vocals de Axl Rose em “I Will Not Go Quietly”, música do álbum “The End of the Innocence”, que sairia poucos meses depois.

Em depoimento à revista Modern Drummer, resgatado pela Classic Rock, o country rocker recordou:

Leia também:  Explosão de vape em plateia faz Bruce Dickinson se manifestar durante show em Brasília

“Eu estava no estúdio cerca de duas ou três semanas antes do evento e o telefone tocou. Era Axl. Ele disse: ‘Tenho uma proposta para você. Temos que tocar no American Music Awards e nosso baterista está doente. Queremos que você toque bateria.’ Fiquei um pouco surpreso com a proposta. Então disse a ele que pensaria sobre isso e ligaria de volta.”

Coube ao produtor Danny Kortchmar convencê-lo de que seria uma boa ideia. Ao menos a canção a ser executada seria “Patience”, que nem apresentava bateria em sua forma original. Henley suspirou aliviado.

“Felizmente, foi uma balada que tocamos, não um número arrojado. Ensaiei com Axl alguns dias, embora a banda inteira nunca tenha aparecido. Mas foi moleza.”

O resultado pode ser conferido abaixo.

A fúria e a queda de Steven Adler

Em uma época onde a comunicação não era tão imediata, Steven Adler só ficou sabendo da parceria após receber alta. O próprio recordou posteriormente:

“Quando saí da clínica, alguém me perguntou por que eu não tinha aparecido no American Music Awards. Eu não sabia do que diabos ele estava falando. Fiquei atordoado e magoado. Não consigo descrever o sentimento de traição. Ninguém em nossa organização sequer mencionou o evento para mim.”

No fim das contas, a exclusão acabou sendo o “aviso prévio”. O Guns N’ Roses não tocaria novamente até outubro, quando agendaram um show no Cathouse em Los Angeles e gravaram um vídeo para “It’s So Easy”. A seguir, o grupo abriu quatro shows para os Rolling Stones – quando Axl anunciou que deixaria o grupo se certos membros não parassem de “dançar com o Mr. Brownstone”.

Leia também:  Jeff Scott Soto capricha ao revisitar Talisman, Malmsteen e W.E.T. no Summer Breeze

Adler fez seu último show com a banda em abril de 1990 no festival Farm Aid IV, realizado no Hoosier Dome em Indianápolis. O evento beneficente visa arrecadar fundos para agricultores familiares nos Estados Unidos. Um resumo da desastrosa apresentação pode ser conferido clicando aqui. Três meses depois, o músico foi demitido.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Don Henley (Eagles) acabou tocando com o Guns N’ Roses
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades