Green Day muda letra de “American Idiot” em crítica a apoiadores de Trump

Banda sempre deixou claro seu posicionamento contra o ex-presidente e provável candidato republicano à Casa Branca em 2024

A participação do Green Day no “Dick Clark’s New Year’s Rockin’ Eve” – o show da virada roqueiro nos Estados Unidos, transmitido pela ABC – trouxe uma surpresa aos fãs. A banda promoveu uma pequena alteração na letra de “American Idiot”, faixa-título do sétimo álbum da banda, que completa duas décadas de lançamento em 2024.

A parte que diz originalmente “I’m not a part of a redneck agenda” (“Eu não faço parte de uma agenda caipira”) foi modificada para: “I’m not a part of the MAGA agenda” (“Eu não faço parte da agenda MAGA”). A menção faz referência ao slogan “Make America Great Again”, propagado por Donald Trump desde sua primeira campanha à presidência dos Estados Unidos.

- Advertisement -

O momento pode ser conferido abaixo.

Green Day x Trump

As críticas da banda ao ex-presidente e provável candidato do Partido Republicano à Casa Branca vêm de longa data. Em 2016, quando o empresário venceu a eleição, o vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong o comparou a Hitler durante entrevista à revista Kerrang!

Leia também:  John “Duff” Lowe, pianista do The Quarrymen, morre aos 81 anos

“Ele diz ‘você não tem opções, eu sou o único’. Isso é a p*rra do Hitler, cara! Não sei nem como explicar isso. Gostaria de estar exagerando. E às vezes eu exagero com George Bush. Mas com Trump… mal posso esperar até que ele simplesmente desapareça.”

O músico ainda teorizou sobre o que fazia com que a população se atraísse pelo então candidato.

“O maior problema que vejo sobre Trump é sobre quem são seus seguidores. Na verdade, me sinto mal por eles, porque são pobres, da classe trabalhadora e não têm vantagens. Eles estão chateados e Trump fisgou a raiva deles.”

Campanha para “American Idiot”

Dois anos mais tarde, os fãs britânicos resolveram realizar uma campanha para recolocar “American Idiot” nas paradas. A ideia era homenagear a banda e, ao mesmo tempo, provocar Trump, que estava em viagem pelo Reino Unido à época.

Leia também:  Confira horários de shows do I Wanna Be, festival orientado ao emo e pop punk

Um resultado expressivo foi alcançado, com a canção atingindo o 25º lugar no chart geral. Nos downloads, o desempenho foi ainda melhor, alcançando o 2º posto no dia 13 de julho.

A mug shot de Donald Trump

Em agosto do ano passado, o Green Day foi além e vendeu camisetas com uma mug shot (foto tirada quando o indivíduo é preso e fichado pelas autoridades) de Trump. A ideia era promover o relançamento comemorativo de 20 anos do álbum “Nimrod”. A arrecadação foi totalmente revertida ao programa Greater Good Music, então fornecendo alimentação a vítimas dos incêndios na ilha de Maui, localizada no Havaí.

Green Day e “Saviors”

Saviors”, 14º álbum de estúdio do Green Day, sai no próximo dia 19 de janeiro, via Reprise/Warner Records. A distribuição nacional ficará a cargo da Warner Music Brasil.

As sessões de gravação foram realizadas em Londres e Los Angeles. A produção ficou a cargo de Rob Cavallo, que assinou a função em “Dookie” (1994) e “American Idiot” (2004).

Em 2024 o grupo sairá em turnê com The Smashing Pumpkins, Rancid e The Linda Lindas. O giro percorrerá estádios da América do Norte e Reino Unido, com as datas sendo divulgadas posteriormente.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGreen Day muda letra de “American Idiot” em crítica a apoiadores de...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades