A primeira música que George Harrison compôs para os Beatles

Parceria Lennon/McCartney foi “atravessada” pelo guitarrista já no segundo álbum do Fab Four

A história de sucesso dos Beatles está conectada para sempre à parceria quase indefectível entre John Lennon e Paul McCartney nas composições. A dupla firmou um pacto que implicou até mesmo em um assinar a criação do outro até quando não havia colaboração direta. Mas George Harrison conseguiu quebrar esse “monopólio” em alguns momentos.

Curiosamente, sua “Here Comes the Sun” é a mais escutada do Fab Four no Spotify, maior plataforma de streamings de áudio. Porém, tudo começou ainda em 1963, no álbum “With the Beatles”, segundo da discografia britânica.

- Advertisement -

“Don’t Bother Me” foi a responsável. Em depoimento resgatado pelo documentário “Living in the Material World” e transcrito pelo Far Out Magazine, o próprio autor relembrou:

“Ela começou como um exercício para ver se eu conseguiria escrever uma música. Foi quando me dei conta de que se John e Paul podiam, qualquer um também poderia. Mas reconheço não ser uma canção particularmente boa.”

Doente e criativo

Em 1992, entrevistado por Timothy White (resgate do Songfacts), Harrison revelou que escreveu a peça em agosto de 1963, quando estava gripado, descansando em um quarto de hotel em Bournemouth, sul da Inglaterra. Um médico lhe deu um remédio com morfina — o que era comum na época.

Leia também:  Vocalista do Jet fez teste para o AC/DC na década passada; saiba como foi

“Estava na cama, me sentindo fraco e cansado, mas tentando reservar energia para poder levantar todas as noites e fazer os shows. Foi quando surgiu. Pensei ela a partir da letra. Nunca a considerei ótima. Fiquei muito feliz por tê-la escrito, porque era isso. Eu apenas pensei: ‘Vou ver se consigo escrever uma música porque eles estão escrevendo.’”

Além de trazer os Beatles em seus instrumentos tradicionais, “Don’t Bother Me” apresentou um agrupamento percussivo. John Lennon tocou tamborim, Paul McCartney claves e Ringo Starr bongôs. George Harrison ainda dobrou os vocais nas sessões em estúdio.

Sobre George Harrison

Nascido em Liverpool, Inglaterra, George Harrison entrou no The Quarrymen aos 15 anos. Permaneceu por toda a evolução do grupo, até chegar aos Beatles, ficando na banda até seu final.

Leia também:  Accept passa ileso por teste de fogo em estreia de turnê mundial em São Paulo

Logo a seguir, deu início a uma carreira solo que não foi tão constante, mas se destacou por seguir caminhos diferentes em comparação aos colegas, integrando aspectos filosóficos e idealistas ao conteúdo.

Também foi o responsável pela formação do Traveling Wilburys, supergrupo que contava com Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lynne e Roy Orbison. Ainda participou de álbuns do Cream, Eric Clapton, James Taylor, Gary Moore, Paul Simon, Badfinger, Jim Capaldi e trabalhos solo de seus antigos colegas de banda.

Morreu de câncer aos 58 anos, no dia 29 de novembro de 2001.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA primeira música que George Harrison compôs para os Beatles
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades