Em maio de 2022, durante a segunda noite do festival Creatures Fest — realizado em Nashville, Estados Unidos —, três ex-guitarristas do Kiss subiram juntos ao palco. Vinnie Vincent, Bruce Kulick e Ace Frehley executaram clássicos da banda mascarada em uma performance considerada bastante atípica.
A apresentação inédita não teve baterista, contando apenas com um playback do instrumento rodando ao fundo. Shane Smith, do grupo tributo You Wanted the Best, forneceu apoio nos vocais e baixo.
Ainda, de acordo com relatos dos fãs, filmagens foram proibidas enquanto Vinnie estava tocando. O músico em questão desapareceu dos holofotes no fim dos anos 1990 e sua reaparição se deu somente em 2018, na Kiss Expo Atlanta.
Ao relembrar a data no ano passado, Frehley descreveu o momento como “muito interessante” e “divertido”. Aproveitou a oportunidade para mencionar que, até então, não conhecia Vincent pessoalmente, mas que ele “mandou alguns licks legais de guitarra” e que é “um ótimo guitarrista”.
Mais recentemente, chegou a vez de Kulick relatar a experiência. À Ultimate Guitar, ele, primeiramente, contou que a ideia de reunir os artistas surgiu de um diálogo que teve com o guitarrista original do Kiss.
“Na verdade, eu e Ace tivemos uma conversa dizendo ‘temos que fazer isso, faremos isso pelos fãs’. E ele me disse: ‘se você fizer isso, eu farei… e nós vamos fazer isso’.”
Apesar da boa intenção, a apresentação foi, segundo Bruce, uma bagunça. Segundo o músico, devido à ausência de um baterista, os três instrumentistas acabaram ficando perdidos. Para piorar: em determinado momento, não conseguiam mais ouvir o que cada um estava tocando.
“Ace disse bastante que costumava tocar com um baterista. E, quando a música começava, ele não fazia ideia de qual era, enquanto eu não conseguia entender o que Vinnie estava ou não tocando. Eu ouvi o que estava acontecendo quando o alto-falante da guitarra do Ace caiu. Só eu estava tocando. Mesmo assim, Vinnie continuava lá. Então, o que aconteceu naquela noite? Não faço ideia. Pensei que tinha sido transportado para algum filme de ficção científica estranho. Era para ter um baterista. Foi uma experiência.”
De qualquer forma, o ex-integrante do Kiss guarda com carinho aquele dia. Para além do palco, em suas próprias palavras, todos os três músicos interagiram amigavelmente nos bastidores.
“Vinnie tem suas próprias regras e eu fiquei realmente surpreso pela maneira como Ace foi gentil com Vinnie naquela última entrevista que ele deu. Vinnie e eu conversamos sobre isso depois do evento. Ele foi muito legal comigo e conversou com Lisa, minha esposa, porque ele adora o nosso site sobre panquecas. Ele ficou muito animado para conhecê-la e falar sobre isso. O que Vinnie fez no palco foi muito incomum, fora da caixinha, e não foi o que esperávamos.”
Kiss e seus guitarristas
Além de Ace, Vinnie e Bruce, outros dois guitarristas foram membros oficiais do Kiss durante a história da banda: Mark St. John, que gravou o álbum “Animalize” (1984) e Tommy Thayer, mais longevo e titular da função nas últimas duas décadas de atividades.
Outros nomes participaram de gravações em estúdio, como Bob Kulick e Robben Ford. Mas eles nunca foram integrantes do grupo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.