Como treta nos bastidores transformou Salsicha, de “Scooby-Doo”, em vegetariano

Famoso personagem passou a seguir esta dieta por conta de seu dublador nos Estados Unidos

Salsicha pode ser considerado um dos grandes protagonistas de “Scooby-Doo”, junto do seu fiel parceiro canino que nomeia a clássica animação. O personagem, conhecido por ter um apetite praticamente insaciável, passou por uma mudança que poucas pessoas podem se lembrar ou até mesmo saber: ele é vegetariano.

Sim, Salsicha se alimenta desta forma já faz algum tempo. Ele passou a seguir esta dieta por conta de uma treta que ocorreu nos bastidores da animação, que teve como pivô seu dublador de longa data nos Estados Unidos.

- Advertisement -

Afinal de contas, o que aconteceu exatamente para a produção de “Scooby-Doo” ter feito esta mudança em Salsicha? É o que vamos abordar a seguir. As informações são dos sites Screen Rant, Think Progress e Legião dos Heróis.

Casey Kasem, o dublador do Salsicha

Para explicarmos como Salsicha se transformou em vegetariano no decorrer de “Scooby-Doo”, precisamos falar sobre Casey Kasem.

Kasem foi o escolhido para emprestar sua voz a Salsicha quando a animação foi lançada nos Estados Unidos em 1969. Antes de entrar no ramo, o dublador já trabalhava como DJ e apresentador de programas de rádio.

Só que além de sua carreira profissional, Casey Kasem também ficou conhecido por seu ativismo – principalmente com relação à causa animal.

Kasem criticou, inúmeras vezes, os impactos do agronegócio no ambiente. Por exemplo, em 1997, para o jornal USA Today, afirmou o seguinte:

“Existem 5 milhões de hectares de florestas nas Américas Central e do Sul que são devastados todo ano para criação de gado. A maior parte dos grãos que cultivamos vão para os animais e isso afeta o solo. Além disso, a agricultura animal é o maior contribuidor para poluição de água que nós temos.”

Em outra entrevista, explicou por que tomou a decisão de se tornar um vegano de carteirinha.

Leia também:  A única discordância de Slash com o Guns N’ Roses em relação a “Use Your Illusion”

“O básico aqui é fazer as pessoas pararem de matar qualquer coisa. E criar uma dieta não-violenta para elas, por que um mundo sem violência tem raízes em uma dieta não-violenta.”

O ativismo de Casey Kasem também se estendia a outros tópicos: ele também era um defensor ferrenho da causa antinuclear e do povo árabe, além de se preocupar com as pessoas em situação de rua.

Para se ter uma ideia de como Kasem era realmente focado nestas questões, o jornal The New York Times chegou a afirmar, em 1990, que o dublador gastava, em média, quatro dias da semana apenas em prol destas causas.

Já o Los Angeles Times disse, no ano anterior, que era mais fácil Casey Kasem “ser pego escutando um discurso de Malcolm X em uma fita cassete do que músicas do Miami Sound Machine.”

Foi justamente por conta de suas convicções que o dublador conseguiu transformar Salsicha em um vegetariano.

O comercial que fez Salsicha se tornar vegetariano

Kasem continuou dublando Salsicha normalmente até 1995. Foi neste ano que ocorreu a treta entre o dublador e a produção de “Scooby-Doo”, que o fez abandonar temporariamente o papel do personagem e resultou nesta mudança para o personagem. E qual foi o motivo da briga?

Leia também:  O ousado disco do Melvins que mudou a vida de Dave Grohl

Tudo começou quando a produção pediu para Kasem dublar Salsicha em um comercial para a rede de fast food Burger King. Justamente por ser vegano e defensor da causa animal, o dublador se recusou a fazer o serviço.

Kasem foi muito além da recusa: ficou tão irritado com a proposta que decidiu abandonar o papel mais famoso de sua carreira na dublagem.

Apenas em 2002 que a situação foi contornada. A produção da série “O Que Há de Novo, Scooby-Doo?”, a nova versão da animação, pediu para Casey Kasem voltar a dublar Salsicha.

O dublador concordou, mas com uma condição: Salsicha deveria se tornar vegetariano. A produção não pensou duas vezes e aceitou a proposta.

Mesmo após Casey Kasem decidir se aposentar definitivamente do papel, em 2009, Salsicha continuou a manter sua dieta vegetariana nas demais adaptações de Scooby-Doo – provavelmente em respeito ao desejo do homem que emprestou sua voz ao personagem durante anos.

A mudança se manteve também na versão live-action do personagem, interpretada por Matthew Lillard: no primeiro filme, lançado em 2002, Salsicha é visto comendo hambúrgueres vegetarianos.

Casey Kasem faleceu em junho de 2014, aos 82 anos de idade.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo treta nos bastidores transformou Salsicha, de “Scooby-Doo”, em vegetariano
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades