A única ocasião em que Joe Satriani esteve com Eddie Van Halen

Encontro se deu por conta de elo feito por produtor com quem ambos trabalharam nos anos 1990

Você pode imaginar que artistas se encontrem toda hora, quase como se vivessem em um mesmo condomínio. Porém, em muitos casos, eles são quase que totais estranhos. Joe Satriani, por exemplo, só teve a chance de encontrar Eddie Van Halen pessoalmente uma vez.

O momento aconteceu durante as sessões de gravação do álbum “The Extremist”, seu quarto álbum de estúdio, lançado em 1992. O trabalho, que teve participação do percussionista brasileiro Paulinho da Costa em mais da metade do tracklist, ganhou disco de ouro nos Estados Unidos, muito graças ao sucesso da música “Summer Song”.

- Advertisement -

Em relação ao momento em que conheceu o ídolo, Satch relembrou à Guitar World:

“Foi breve. Eu estava em Los Angeles, no estúdio Record One. Era a última sessão de gravação do álbum ‘The Extremist’. Andy Johns estava produzindo. Infelizmente, naquela manhã tínhamos trabalhado em uma faixa que estava realmente me incomodando. Parecia um quebra-cabeça. Já vinha trabalhando nela por dois anos e meio, mas ainda não conseguia entender.”

A música em questão era “Speed of Light”.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

“Foi uma daquelas onde – se eu pudesse ser específico por um segundo – eu estava confundindo a linha entre seção rítmica, riff e melodia. Tive a ideia de que, em vez de ser apenas acordes, melodia, tipo um instrumental típico… era mais como uma melodia vibrante que parecia combinar com um clima de banda. Havia duas músicas que eram assim, ‘Motorcycle Driver’ e essa, ‘Speed of Light’. Na época, Andy e eu tínhamos acabado de tocar um monte de guitarras de 12 cordas, então ficou muito estridente.”

No ano anterior, Andy John havia produzido “For Unlawful Carnal Knowledge”, terceiro play do Van Halen com Sammy Hagar nos vocais. Por conta disso, Eddie teve acesso e até direito de opinar.

“De repente, era 11 da manhã e Eddie entrou no estúdio. Eu não tinha ideia de que ele estava vindo e fiquei totalmente chocado. Estava com um cigarro e uma cerveja. Falou para mim: ‘Ei, Joe, o que está acontecendo? Toque para mim o que você tem.’ Eu pensei, esta é a última música que eu queria tocar para Eddie Van Halen. Mas lá estava, então apenas sentamos lá e ouvimos a música e ele fez alguns comentários e percebeu que estava realmente estridente no momento. … Não o vi novamente depois disso, infelizmente.”

No fim das contas, “Speed of Light” ficou de fora de “The Extremist”, entrando apenas em “Time Machine”, disponibilizado no ano anterior, misturando faixas de estúdio e ao vivo.

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

Joe Satriani em tributo a Eddie Van Halen

Em 2024, Joe Satriani prestará tributo a Eddie na turnê “The Best of All Worlds”, junto de Sammy Hagar, Michael Anthony e Jason Bonham. Por enquanto, a excursão tem datas confirmadas apenas para a América do Norte.

O guitarrista ainda realizará shows com a formação da primeira edição do G3, além de apresentações com Steve Vai em duo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA única ocasião em que Joe Satriani esteve com Eddie Van Halen
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades