A ideia de que a inteligência artificial será capaz de substituir o esforço humano é fonte de debates acalorados atualmente. Muitas pessoas entendem que a falta de espontaneidade da tecnologia fará com que o suor e a intuição permaneçam componentes imprescindíveis. Mas há os pessimistas de plantão.
Um deles é Gavin Rossdale. Em entrevista à iHeart Radio Canada, transcrita pelo Blabbermouth, o vocalista e guitarrista do Bush se mostrou bastante preocupado com o que virá pela frente.
Ele disse:
“É a maior ameaça de todos os tempos e potencialmente a maior ferramenta imaginável. É simplesmente aterrorizante. Eu já experimentei. Dei a ordem: ‘Crie uma história de amor que envolva um cavalo, uma viagem para esquiar e uma delicatessen na cidade de Nova York escrita no estilo de David Bowie, Tom Waits e Jack Kerouac.’ Queria ver o que aconteceria. A principal limitação atual é que ainda não há subtexto. Zero. Não há nada. Se você puder pegar uma letra de Bob Dylan, não é nada além de subtexto e incrível mundos em todas as linhas e todas essas coisas. E onde a IA não é nada senciente que conhece nuances; não há nuances.”
Apesar dessa falha, Gavin entende ser questão de tempo para que a situação seja corrigida. O que deve gerar consequências catastróficas, em sua opinião.
“Em teoria, você poderia fazer com que a IA entendesse por que todos nós amamos tanto os Beatles. Então, uma vez que descubra como fazer o subtexto e possa ampliar para umas 16 alternativas, será como obter seu DNA ou características que possam ser investigadas. É apenas uma questão de tempo até que todos fiquemos sem emprego e a IA assuma tudo. Onde isso termina? Não sei como nós competiríamos quando as coisas ficarem ainda mais avançadas. Em dois anos, cinco anos, 10 anos… Oh meu Deus. Aproveitem enquanto é tempo.”
Bush e “Loaded: The Greatest Hits 1994-2023”
No último dia 10 de novembro, o Bush lançou a coletânea “Loaded: The Greatest Hits 1994-2023”. Além de sucessos de toda a carreira, o tracklist ainda conta com a faixa inédita “Nowhere to Go But Everywhere” e um cover para “Come Together”, dos Beatles.
Veja também: entrevista de Gavin Rossdale a IgorMiranda.com.br
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.