O ator, músico e escritor inglês Benjamin Obadiah Iqbal Zephaniah morreu nesta quinta-feira (7) aos 65 anos. Ele havia descoberto um tumor no cérebro dois meses atrás e não resistiu.
Diz o comunicado publicado pela família nas redes sociais:
“É com grande tristeza e pesar que anunciamos a morte de nosso amado marido, filho e irmão, nas primeiras horas desta manhã. Benjamin foi diagnosticado com um tumor cerebral há oito semanas. A esposa esteve ao seu lado o tempo todo e estava com ele quando do falecimento.
Nós o compartilhamos com o mundo e sabemos que muitos ficarão chocados e tristes com esta notícia. Benjamin foi um verdadeiro pioneiro e inovador, ele deu muito ao mundo. Através de uma carreira incrível que inclui um enorme conjunto de poemas, literatura, música, televisão e rádio, nos deixa um legado alegre e fantástico.”
O trabalho mais recente de destaque de Zephaniah foi na série “Peaky Blinders”, onde deu vida ao personagem Jeremiah Jesus. Inspirado em uma personalidade da vida real, ele foi um pregador religioso que vagava pelas ruas e serviu ao Exército antes de retornar à Jamaica.
Na carreira musical, lançou o álbum “Rasta” em 1982. O disco contou com a primeira gravação do The Wailers desde a morte de Bob Marley, bem como uma homenagem ao então prisioneiro político – que mais tarde se tornaria presidente sul-africano – Nelson Mandela.
O trabalho lhe rendeu prestígio internacional e liderou paradas pop na Europa. Em 1996, o próprio Mandela solicitou que Benjamin fosse o anfitrião do Concerto das Duas Nações no Royal Albert Hall, em Londres.
Vegano desde os 13 anos, nasceu cristão e se converteu ao rastafarianismo. Foi casado com Amina entre 1990 e 2001. Após se divorciar, reconheceu ter sido um marido abusivo e nunca mais estabeleceu compromisso conjugal com outra mulher.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.