O famoso guitarrista que inspirou Paul McCartney a compor “Helter Skelter”

Creditada como uma das pioneiras no heavy metal, música nasceu a partir de uma entrevista concedida pelo instrumentista em questão

Lançada em 1968 pelos Beatles, “Helter Skelter” é considerada uma das pioneiras no heavy metal. Presente no chamado “White Album” (1968), a música teve composição assinada por Paul McCartney e John Lennon e foi criada por influência de certo guitarrista famoso. 

Durante o último episódio da primeira temporada de seu podcast “McCartney: A Life in Lyrics” (via American Songwriter), Macca revelou quem inspirou a composição. Segundo o músico, a sonoridade de “Helter Skelter” só nasceu por causa de Pete Townshend, do The Who, e da canção “I Can See For Miles”, presente no disco “The Who Sell Out” (1967).

- Advertisement -

“Eu ouvi Pete Townshend, guitarrista do The Who, falando uma vez: ‘acabamos de gravar a coisa mais barulhenta, suja e roqueira de todos os tempos’. E eu amei essa descrição. Eu pensei: ‘Uau, que ótima ideia. Então, o que temos que fazer é algo barulhento, estrondoso e sujo também’.” 

Assim, o baixista levou a ideia para o resto da banda no estúdio, que passou muito tempo trabalhando na gravação. Como é possível ouvir no fim da faixa, o baterista Ringo Starr ficou até com bolhas nos dedos. Todo esforço valeu a pena, conforme refletiu McCartney. 

“Nós tínhamos tocado com muita força e por vezes a música foi creditada pelas pessoas como o início do heavy metal. Não sei se isso é verdade, mas é pré-heavy metal, então… você acaba pensando que pode ter inspirado outras pessoas da mesma forma que a declaração de Townshend me inspirou.”

À revista Mojo em 2008 (via Far Out Magazine), o eterno Beatle já tinha contado a mesma história. Na época, declarou:

Leia também:  Summer Breeze: Biohazard e Brasil, feitos um para o outro

“Só de ler essa parte da entrevista de Townshend minha imaginação despertou. Eu pensei: ‘certo, eles fizeram o que acham que foi o mais barulhento e sujo e nós faremos o mesmo, do nosso jeito’. Eu entrei no estúdio e disse aos caras: ‘olha, eu tenho uma música, mas Pete disse isso e eu quero tornar essa música ainda mais suja’. Foi um ótimo briefing para os engenheiros, para todo mundo: ‘quero chegar no mais sujo, mais barulhento possível’. Fiquei feliz pela declaração de Pete ter causado isso.”

Beatles, Paul McCartney e “Helter Skelter” 

Por muitos anos, Paul McCartney evitou executar “Helter Skelter” em seus shows – entrando no repertório novamente apenas a partir de 2004. Tudo porque a seita assassina do psicopata Charles Manson “sequestrou” a canção e seu significado, alegando que ela justificava suas atrocidades.

Leia também:  Sebastian Bach oferece nada além de nostalgia no Summer Breeze

A promotoria de Los Angeles, que liderou a acusação de Manson e quatro dos seguidores que agiram sob suas instruções em assassinatos que incluíram o da atriz Sharon Tate, revelou que Charles disse a seus seguidores que várias canções do Álbum Branco, particularmente “Helter Skelter”, faziam parte da profecia codificada dos Beatles de uma guerra apocalíptica racial.

Macca sempre deixou claro que a letra tratava dos altos e baixos da vida.

“Em um minuto você está de pé, no minuto seguinte é derrubado. Você está se sentindo eufórico, logo a seguir está se sentindo miserável. É a natureza da vida.”

Na versão impressa de “The Beatles Anthology” (via Showbiz CheatSheet), o músico falou sobre a interpretação de Manson:

“Ainda não sei o que é tudo isso; é da Bíblia, ‘Revelações’. Mas ele interpretou a coisa toda de forma a ter que sair e matar todo mundo. Foi assustador, porque você não escreve músicas por esses motivos.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO famoso guitarrista que inspirou Paul McCartney a compor “Helter Skelter”
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades