Por que o Within Temptation lançou o álbum “Bleed Out” de forma independente

Vocalista Sharon den Adel garante que rompimento com o selo Vertigo aconteceu em contexto totalmente amigável

Lançado no último dia 20 de outubro, “Bleed Out” inaugurou uma nova era na carreira do Within Temptation. O trabalho foi o primeiro da banda a sair de forma totalmente independente, após o rompimento com o selo Vertigo. A iniciativa partiu do próprio grupo, tendo em vista a nova realidade da indústria.

Em entrevista ao Metal Kaoz, a vocalista Sharon den Adel explicou como se deu todo o processo até o “grito de independência”. Conforme transcrição do Blabbermouth, a ideia veio após colaboração com outro artista que já se valia do formato.

- Advertisement -

“Eu fiz uma parceria com o DJ de trance Armin Van Buuren. Compus uma música junto com ele, provando um pouco de dance music. Vimos que ele estava fazendo as coisas de forma diferente e começamos a observar. De forma independente fica muito mais fluido quando se quer lançar algo. É só dizer: ‘Oh, vou criar uma música e lançá-la daqui a duas semanas’. Pensamos: ‘Por que não estamos fazendo isso? Por que estamos sempre restritos a compor um álbum completo?’ Há coisas que são essenciais disponibilizar no momento ao invés de esperar ter um disco. Senão, três anos depois, todo mundo já falou sobre o tema e não tem mais importância. Isso realmente parece estúpido para mim.”

Pode até parecer que o selo Vertigo criaria problemas para um rompimento, certo? Pois não foi o que aconteceu.

Leia também:  Mark Hoppus lesiona joelho um mês antes de show do Blink-182 no Lollapalooza Brasil

“E então dissemos à gravadora: ‘Podemos, por favor, lançar algumas músicas? Porque o álbum ainda não será lançado e vamos sair em turnê com o Evanescence’. Responderam: ‘Não. Não podemos fazer isso porque somos tradicionais. Não sabemos como lidar com essa forma diferente de lançamento’. E eles ainda tinham a opção de um novo álbum. E nós falamos: ‘Bem, então gostaríamos de rescindir os contratos e seguir nosso próprio caminho’. E consentiram: ‘Bem, talvez vocês devessem, porque não vemos como podemos fazer isso.’ Ficamos felizes por nos deixarem ir sem problemas.”

O processo acabou se refletindo no fato de quase todas as músicas presentes no tracklist do disco terem sido lançadas individualmente antes do produto integral.

“O álbum anterior, ‘Resist’ (2019), foi muito bem-sucedido, mas ainda assim, acho que o pessoal da Vertigo não nos teria felizes em sua companhia. No final, foi o melhor caminho e estou muito feliz que tenha acontecido assim. Tivemos a oportunidade de fazer do nosso jeito. Foi mais trabalhoso, tivemos que contratar pessoas para fazer o trabalho que uma gravadora normalmente faz, pensar em orçamentos, organizar contatos com a imprensa e coisas assim. Mas, felizmente, temos uma gestão que sabe o que fazer.”

Within Temptation e “Bleed Out”

Oitavo trabalho de estúdio do Within Temptation, “Bleed Out” chegou ao Top 20 em 8 paradas europeias, com destaque para o 2º lugar nos Países Baixos, terra natal da banda. Também ficou em 4º na Suíça e 5º na Alemanha.

Leia também:  Guitarrista do Foreigner, Mick Jones revela diagnóstico de Parkinson

O grupo será uma das atrações principais do Summer Breeze Brasil 2024. Eles se apresentam na segunda noite do evento, dia 27 de abril (sábado).

Veja também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que o Within Temptation lançou o álbum “Bleed Out” de forma...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades