A incrível homenagem do Red Hot Chili Peppers à música brasileira no Instagram

Em postagem nas redes sociais, banda utilizou capa de importante álbum nacional lançado na década de 1960

O Red Hot Chili Peppers iniciou sua mais nova turnê pelo Brasil no último sábado (4). A banda, que vem pela décima vez ao país, fez a primeira apresentação do giro nacional no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e, logo depois do show, compartilhou uma incrível homenagem à música local. 

Para divulgar o setlist da noite nas redes sociais, o grupo utilizou a imagem do álbum “Tropicália ou Panis et Circencis”. O disco, que saiu em 1968, foi uma colaboração de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, junto dos poetas Capinam e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat. 

- Advertisement -

Na postagem, o Red Hot substituiu os característicos retratos emoldurados de Leão e Capinam da capa (segurados respectivamente por Caetano e Gil em referência aos dadaístas) por fotos do repertório. Veja abaixo, ou clicando aqui para ir diretamente ao Instagram.

Sobre “Tropicália ou Panis et Circencis”

A gravação de “Tropicália ou Panis et Circencis” começou em maio de 1968, no estúdio RGE, localizado na cidade de São Paulo. O resultado do projeto foi a culminação de um movimento cultural buscando se apropriar de influências estrangeiras e as aplicando à cultura nacional, tal qual os modernistas de 22. 

Não é à toa que a capa do disco, lançado em agosto de 1968, traduzia um famoso retrato dos participantes da Semana de Arte Moderna para essa nova realidade. Gil sentado tal qual Oswald de Andrade. Nara Leão e Capinam, ausentes na sessão de fotos conduzida por Oliver Perroy, representados com fotos emolduradas, uma referência a grupos dadaístas. E em vez do preto e branco das representações clássicas, tons vibrantes de verde e amarelo, dando uma impressão de brasilidade e renovação.

Red Hot Chili Peppers no Brasil

O Red Hot Chili Peppers segue na estrada divulgando os dois álbuns lançados em 2022 – “Unlimited Love” e “Return of the Dream Canteen”.

Como mencionado, o grupo deu início à excursão pelo Brasil na última semana. Em cobertura realizada para o site, o colaborador Marcelo Vieira destacou o seguinte sobre o show em território carioca, em 4 de novembro:

“As escolhas para o pontapé inicial da etapa brasileira do giro não poderiam ter sido mais certeiras. “Otherside” certamente pegou de surpresa aqueles que já contavam que a fatia dedicada a “Californication” fosse restrita à sua faixa-título. “Suck My Kiss” foi um presente à velha guarda que lamenta, mesmo que baixinho, o abandono gradual daquele funkão pesado dos primórdios. A geração MTV anos 2000 foi laureada com a trinca inicial “Can’t Stop”, “The Zephyr Song” e “Snow (Hey Oh)”. E quem caiu de paraquedas por ter um bom QI provavelmente reconheceu pelo menos as derradeiras “Under the Bridge” e “Give It Away”.

As próximas apresentações no país acontecem em Brasília (7 de novembro), São Paulo (10 de novembro), Curitiba (13 de novembro) e Porto Alegre (16 de novembro). São as primeiras performances da banda em terras tupiniquins desde a volta do guitarrista John Frusciante, oficializada no fim de 2019. Também é a décima turnê nacional do grupo, que já veio em 1993, 1999, 2001, 2002, 2011, 2013, 2017, 2018 e 2019.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

Leia também:  Os guitarristas pouco lembrados que Jimmy Page cita como inspiração
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA incrível homenagem do Red Hot Chili Peppers à música brasileira no...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades