Opeth gravará novo álbum em 2024, diz Mikael Åkerfeldt na Retrospectiva Spotify

Músico afirmou em vídeo que material ainda está sendo composto; disco foi mencionado durante show na capital paulista em fevereiro último

Faz mais de quatro anos desde que o Opeth lançou o seu álbum de estúdio mais recente, “In Cauda Venenum” (2019). Ao que tudo indica, esse “hiato” acabará em breve. Segundo o vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt, um novo disco está em processo de desenvolvimento.

Durante vídeo utilizado para a Retrospectiva Spotify 2023, o frontman revelou que, atualmente, a banda segue compondo para um novo projeto. Espera-se que as faixas sejam gravadas em 2024, mas nenhuma outra data foi mencionada, além de uma possível turnê mundial. 

- Advertisement -

“Obrigado por tocar nossa música no Spotify durante 2023. Estamos atualmente compondo para um novo álbum que iremos gravar no ano que vem, então vamos para a estrada e tocar em festivais no verão de 2024, além de fazer algum tipo de turnê mundial, eu acho. Mais uma vez, obrigado.”

Em entrevista de 2021 ao Loudwire, o músico — que recentemente criou a trilha sonora da série “Clark”, disponibilizada pela Netflix em 2022 — confirmou que não trabalhou em nenhum material para o Opeth no período pandêmico. No entanto, pouco depois, a situação parece ter mudado. 

Leia também:  Semana do Cinema tem ingressos a R$ 12 em todo o Brasil; veja redes participantes

Durante show na capital paulista em fevereiro de 2023, Mikael, conforme relato do colaborador Thiago Zuma, anunciou que os shows da turnê pela América Latina seriam os últimos do grupo por algum tempo, pois iriam se dedicar à composição e gravação de um disco novo. Ainda, que as apresentações tocando faixas de todos os seus álbuns — parte da turnê “Evolution XXX” — serviram de inspiração para começar o trabalho.

De fato, as performances mais recentes do grupo ocorreram em território latino, em Zapopan e Cidade do México, no México, no mês mencionado. Uma série de participações em festivais na Europa entre junho e agosto de 2024 já foram anunciadas.  

Leia também:  Por que bandas ainda surgem mesmo com Spotify pagando mal, segundo Bruce Dickinson

Opeth e “In Cauda Venenum”

Disponibilizado originalmente em 27 de setembro de 2019, “In Cauda Venenum” é o 13º disco de inéditas do Opeth e o mais longo de sua carreira, com 67 minutos e 57 segundos de duração. Chegou ao top 10 em cinco paradas europeias: Finlândia (2º), Escócia (4º), Alemanha (5º), Noruega (9º) e Suíça (10º).

Foi o último trabalho de estúdio a contar com o baterista Martin Axenrot. Em resenha para o site à época do lançamento, Igor Miranda destaca a sonoridade mais épica e o fato de Mikael Åkerfeldt ter centralizado o processo de composição.

“‘In Cauda Venenum’ é um trabalho de essência progressiva e traz pouco do rock pesado como um todo. Algumas faixas sequer soam rock. O uso de instrumentos de orquestra se faz mais presente e não é incomum ter passagens inteiras conduzidas por violões ao invés de guitarra.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasOpeth gravará novo álbum em 2024, diz Mikael Åkerfeldt na Retrospectiva Spotify
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades