Joanne Shaw Taylor diz por que não se deve falar em “guitarrista mulher favorita”

"Significa apenas que seu guitarrista favorito é um cara. Não é o elogio que vocês pensam que é", escreveu a britânica em publicação nas redes

Por mais que nomes como Nita Strauss, Sophie Lloyd e tantos outros venham recebendo destaque como guitarristas, o meio musical continua carregado de machismo – inclusive na forma de “elogiar” mulheres instrumentistas. Pelas redes sociais, a vocalista e guitarrista de blues Joanne Shaw Taylor recentemente chamou atenção para o problema.

Em postagem no Instagram (via Guitar), a musicista compartilhou o print de um comentário. A declaração contida na imagem, escrita por um homem, dizia que Joanne era sua guitarrista favorita, sem envolver qualquer menção ao gênero da britânica.

- Advertisement -

Sendo assim, ela usou o caso como um exemplo fora da curva e explicou por que é errado falar “guitarrista mulher favorita”:

“Vamos tirar o chapéu para esse cara! Acho que é apenas a segunda vez que ouço isso. Não espero ser a guitarrista favorita de ninguém, não sou nem minha guitarrista favorita! Mas caras, por favor, parem de dizer ‘guitarrista mulher’ favorita. É um instrumento de gênero neutro. Isso significa que não somos sua guitarrista favorita. Apenas assumam isso. Somos meninas fortes, podemos aguentar. Digam ‘eu gosto da sua música’ ou ‘som’ etc., mas ao falar ‘mulher favorita’ significa apenas que seu guitarrista favorito é um cara. Não é o elogio que vocês pensam que é.”

Repercussão da postagem

Um internauta não ficou muito contente com a publicação da guitarrista – o que só reforça o machismo da questão. Por meio do Facebook, um cidadão identificado como Liam rebateu os argumentos levantados por Joanne Shaw Taylor, sob a seguinte justificativa:

“A Joanne de 2014 ficaria feliz com qualquer elogio. Se algo tão pequeno está te incomodando, então você precisa dar um tempo. Você é a única musicista que eu já vi tornar um elogio uma coisa ruim. Isso é mais loucura do que alguém mencionar o seu gênero em um elogio.” 

Ela, então, resolveu responder o sujeito à altura – e ainda repostou a situação no Instagram:

“Isso incomoda toda mulher que está numa profissão dominada por homens. O fato é que você é tão ofensivo que não só disse que é ‘algo tão pequeno’ quando você não tem nenhuma experiência de ser mulher em uma indústria dominada por homens como também aparentemente me conhece o suficiente para me dizer como eu teria respondido a um comentário desses nove anos atrás, o que é possivelmente a coisa mais arrogante que já li. A única razão para eu dizer que isso me incomoda é porque estou cansada de homens como você que agora eu não ligo mais.” 

Joanne Shaw Taylor recentemente

Em outubro do ano passado, Joanne Shaw Taylor lançou nas plataformas digitais seu 8º álbum de estúdio. Intitulado “Nobody’s Fool”, o projeto foi produzido por Joe Bonamassa e Josh Smith.

Leia também:  Por que bandas fazem cada vez mais turnês tocando álbuns na íntegra, segundo Billie Joe

O próprio Bonamassa participa do disco em “Won’t Be Fooled Again”. Outros convidados especiais são Tina Guo, Carmen Vandenberg (Bones UK) e Dave Stewart, lendário músico do Eurythmics e descobridor da artista, que comparece na versão para seu hit “Missionary Man”.

Em material promocional, Joanne descreveu “Nobody’s Fool” como seu trabalho mais pessoal até hoje, percorrendo “os altos e baixos do amor, luz e redenção, capturando as raízes do blues com um toque moderno”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesJoanne Shaw Taylor diz por que não se deve falar em “guitarrista...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades