Jamie Foxx está sendo processado por agressão sexual. Segundo informações obtidas pela Rolling Stone, o ator e músico foi acusado de abusar de uma mulher — cuja identidade permanece anônima — em Nova York, nos Estados Unidos, oito anos atrás.
A suposta vítima, sob o pseudônimo Jane Doe, alega que conheceu o artista junto de um amigo — de gênero não identificado — dentro do restaurante Catch NYC. Na ocasião, em 27 de agosto de 2015, o colega em questão teria pedido para Foxx (cujo nome real é Eric Marlon Bishop) tirar uma foto com ambos.
Atenção: supostos crimes de abuso sexual são descritos nos parágrafos seguintes.
Ao ver a moça, o ator teria dito que ela tinha um “corpo de super modelo”, que parecia com a atriz Gabrielle Union e que ela cheirava bem. Então, segundo o relato, Foxx a puxou pelo braço e a levou para uma área mais isolada, onde teria passado as mãos nos seios de Jane e, quando ela tentou se afastar, “colocado os dedos em sua vagina e ânus” sem consentimento.
Um segurança teria presenciado o incidente, mas não tomou qualquer atitude. Diante do ocorrido, a vítima diz que “teve e continua tendo grave sofrimento emocional e ansiedade, humilhação, constrangimento, transtorno de estresse pós-traumático e outros danos físicos e emocionais”.
Mark Birnbaum, dono do local que estava presente, e o próprio estabelecimento também são citados na ação judicial — que pede por indenização não especificada devido aos danos causados. Até o momento, nenhum dos envolvidos, incluindo o acusado, fez pronunciamentos.
New York’s Adult Survivors Act
O processo foi possível em função da New York’s Adult Survivors Act. A lei abdicava, até a meia-noite da última quarta-feira (22), do estatuto de limitações — incluindo o ano em que o crime supostamente ocorreu — para ações de má conduta sexual em ações cíveis.
Foi por meio dessa possibilidade que outros astros se tornaram réus de acusações similares, a exemplo dos vocalistas Steven Tyler (Aerosmith) e Axl Rose (Guns N’ Roses), processados por alegados delitos nas décadas de 1970 e 1980, respectivamente. Normalmente, ações do tipo não iriam adiante por “caducarem”, já que teriam ocorrido há muito tempo, mas o regimento temporário permitia a entrada de processos antigos dentro do novo prazo estipulado.
Sobre Jamie Foxx
Jamie Foxx tem 55 anos. Seus maiores sucessos na carreira cinematográfica foram interpretando Ray Charles em “Ray” (2004) – pelo qual ganhou o Oscar na categoria Melhor Ator – e o protagonista de “Django Livre” (2012).
Também é cantor, tendo lançado 4 álbuns. O mais recente foi “Best Night Of My Life”, de 2010. Seu maior sucesso é “Blame it”, parceria com T-Pain disponibilizada em 2009. A música chegou ao 2º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos, além de ter sido número 1 no chart de R&B/hip-hop.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.