Guitarra “The Fool” de Eric Clapton é leiloada por fortuna

Instrumento foi usado pela primeira vez durante a turnê de estreia do Cream em palcos dos Estados Unidos

Uma guitarra 1964 Gibson SG, apelidada “The Fool”, foi arrematada em leilão por US$ 1,27 milhão (cerca de R$ 6,23 milhões). Ela pertenceu a Eric Clapton, tendo sido usada pelo músico em várias ocasiões a partir da primeira turnê do Cream pelos Estados Unidos. Com o valor, ela se tornou a peça mais cara já vendida entre as que pertenceram ao lendário instrumentista.

A ação faz parte do evento “Played, Worn And Torn: Rock N’ Roll Iconic Guitars And Memorabilia”, que está sendo organizado pela empresa especializada Julien’s Auctions na semana atual. A guitarra foi adquirida pela The Jim Irsay Collection, de Indianápolis. O negócio foi intermediado por Larry Hall, presidente da coleção de renome mundial que faz lances em nome de Jim Irsay.

- Advertisement -
Leia também:  Slipknot faz 1º show com novo baterista — e se isso aqui não é Eloy Casagrande…

Uma parte dos lucros do leilão irá para a “Kicking The Stigma”, iniciativa de conscientização sobre saúde mental da família Indianapolis Colts e Irsay. Darren Julien, presidente e diretor executivo da Julien’s Auctions, declarou em nota à imprensa (via Blabbermouth):

“A ‘The Fool’ é uma das guitarras mais importantes de Eric Clapton e de toda a história do rock. Ela ajudou a definir o som do rock clássico, é uma obra de arte e símbolo da era psicodélica do ‘Summer Of Love’. Entregá-la à renomada coleção de Jim Irsay é outro grande privilégio, um destaque de Celebração do aniversário de 20 anos da Julien’s Auctions.”

Eric Clapton, Cream e The Fool

Nomeada em homenagem ao coletivo de arte holandês The Fool, que foi contratado para pintá-la com um acabamento psicodélico, a guitarra ganhou fama em um momento crucial na história da música. Clapton tinha acabado de deixar o John Mayall’s Bluesbreakers para formar o Cream com Jack Bruce e Ginger Baker.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

Divulgando seu primeiro álbum, “Fresh Cream” (1966), a banda estreou em palcos americanos no ano seguinte. O primeiro show ocorreu no RKO 58th Street Theatre, de Nova York. O The Who também estava na programação.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGuitarra “The Fool” de Eric Clapton é leiloada por fortuna
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades