Caetano Veloso processa artista por montagem publicada nas redes

Ação se refere a uma peça criada e publicada por Marco Angeli através de uma imagem manipulada

Caetano Veloso está processando o artista plástico Marco Angeli por danos morais. A ação se refere a uma peça gráfica. Nela, o cantor aparece em uma imagem manipulada segurando um cartaz com a frase em francês “Je suis um m*rde” (“eu sou um m*rda”, em português).

A versão original é de 2015 e traz a sentença original “Je suis Charlie”, alusiva ao ataque terrorista sofrido pela revista satírica francesa Charlie Hebdo à época. Em tutela de urgência, a Justiça decidiu que a imagem deveria ser excluída do Instagram, sob pena de multa no valor de R$ 20 mil. O artista terá 24 horas para apagar a postagem a partir da intimação, que deve chegar via correio.

- Advertisement -
Leia também:  Como o TikTok mostra que o cinema não está morrendo, segundo Martin Scorsese

Em manifestação aberta (via Uol), Angeli declarou:

“O material em questão é muito antigo, de outro contexto e de pouca relevância. É um jogo de palavras com uma frase conhecida de 2015, ‘Je Suis Charlie’, sobre os ataques ao Charlie Hebdo de 7 de janeiro.

Não houve a intenção de ser ofensivo, se referindo a um posicionamento ideológico e não pessoal.

Entretanto, como artista que sou, reconheço e defendo o direito do cantor de se sentir ofendido, especialmente nestes últimos anos onde o ódio tem sido tão propagado nas redes.

Assim, mesmo não tendo sido notificado formalmente do processo -fui avisado hoje por vocês da imprensa- e considerando o contexto atual, não vejo problema algum em remover o material das redes, o que já estou providenciando. Lamento, certamente, este contexto em que vivemos, onde a crítica ou o humor acabam sendo interpretados como ofensa pessoal.

Mas reitero que defendo o direito de qualquer cidadão de reagir ao se sentir ofendido. É um critério individual e pessoal.”

Até o momento, Caetano Veloso não emitiu nenhuma declaração pública sobre a ação que perpetrou. O cantor segue cumprindo agenda nacional até o final do ano. Em 2024, já tem uma série de shows marcados para os Estados Unidos.

Leia também:  O Rage Against the Machine acabou? Tim Commerford responde

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasCaetano Veloso processa artista por montagem publicada nas redes
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades