Yngwie Malmsteen diz que não precisa de produtores, compositores ou vocalistas

Guitarrista sueco destaca ser um incompreendido pelo fato de as pessoas não entenderem que seu trabalho não é uma banda

Com o passar dos anos, o guitarrista Yngwie Malmsteen foi cada vez mais centralizando os rumos de sua carreira.

Tocar seu instrumento deixou de ser a única responsabilidade, com os aspectos técnicos e operacionais também sendo assumidos. Chegou até ao ponto de se transformar nos vocalistas, ocupando espaço que já foi de nomes como Jeff Scott Soto, Mark Boals e Joe Lynn Turner, entre outros.

- Advertisement -

Falando à nova edição da revista Classic Rock, o sueco explanou abertamente a motivação por trás dessa individualização do trabalho.

“A maneira como trabalho é diferente de todo mundo. Posso acordar no meio da noite com uma música perfeitamente completa na cabeça – incluindo a produção. Portanto, não preciso de produtores, de escritores externos e não preciso mais de vocalistas. Quando tinha cantores, escrevia as melodias vocais do jeito que as ouvia na mente e as ensinei a Graham Bonnet ou quem quer que seja. Até vir para os Estados Unidos eu cantava, tocava guitarra e compunha. Tudo o que precisava fazer era contratar um baixista e um baterista. Ao longo da minha carreira houve apenas um pequeno período em que usei vocalistas. É mais fácil fazer isso por conta própria.”

O músico também foi questionado sobre se considerar um incompreendido, dada a grande reação negativa que sua música e comportamento despertam.

“Ninguém é perfeito. Porém, as pessoas realmente não entendem o que faço. Isto não é uma banda. Não existe uma banda desde 1984. É estranho para as pessoas do rock’n’roll compreenderem, mas é assim que trabalho. Eu sou um pintor. Não vou fazer meia tela, ligar para você e dizer: ‘Dave, por favor, termine para mim’. Trabalhando com outras pessoas, senti como se estivesse subtraindo algo ao invés de adicionar. Isso é muitas vezes confundido com egoísmo, mas na verdade não é. Os cantores têm um problema real com o fato de fazerem parte do conjunto, cantando a minha música. Eles simplesmente não entendem.”

Yngwie Malmsteen e os vocalistas

Em entrevista anterior deste ano, ao BraveWords, Malmsteen já havia falado sobre as dificuldades em lidar com seus frontmen.

“Eu contratava tecladistas para tocarem o que eu compus e como quero que tocassem. O mesmo com bateristas e baixistas. Aí, quando eu contratava vocalistas — lembre que sou um artista solo desde 1984, não faço parte de uma banda —, eles começam a achar que são Tom Jones, Elvis Presley, ou coisa assim. Nunca falha. Eles não conseguem se comportar como outros músicos por alguma razão.”

Sobre o músico

Nascido em Hässelby-Vällingby, Suécia, Lars Johan Yngve Lannerbäck foi o pioneiro do estilo neoclássico, mesclando influências de música erudita ao hard/heavy em seu modo de tocar guitarra. Despontou na cena americana ao se juntar ao Steeler, que também revelou o vocalista Ron Keel.

Depois, se juntou ao Alcatrazz, banda do cantor Graham Bonnet após sua saída do Rainbow. A seguir, partiu para a carreira solo que o consagrou de vez como um dos principais instrumentistas de sua geração. Ainda gravou e excursionou com G3, Generation Axe, Hear ‘N Aid, Tone Norum, Saxon, Derek Sherinian e Human Clay, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasYngwie Malmsteen diz que não precisa de produtores, compositores ou vocalistas
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades