Por que o Within Temptation tem usado IA em seus clipes

Vocalista Sharon den Adel exalta que a tecnologia permite fazer várias coisas que seriam muito caras no passado

O Within Temptation nunca teve medo de modernizar seu som, que dirá os videoclipes. Os dois mais recentes, “Bleed Out” e “Wireless”, foram feitos totalmente através do uso de inteligência artificial. E ao que parece, a tendência é seguir se valendo de recursos do tipo.

Em entrevista ao Wikimetal, transcrita pelo Blabbermouth, a vocalista Sharon den Adel falou sobre o assunto. Questionada se a banda estava preocupada com a variedade de perigos que a IA representa, desde os pequenos até, potencialmente, os existenciais, ela respondeu:

“Sim, muito. Compreendo as preocupações e espero que em breve haja uma lei que oriente todos sobre o que é permitido e o que não é. Por que às vezes não é muito óbvio quais são os perigos. Isso ajudará as pessoas a tomarem as decisões certas. É uma ferramenta que amamos, principalmente porque dá tantas oportunidades que seriam muito caras em outras situações.”

- Advertisement -

Até por isso, a frontwoman holandesa faz questão de exaltar o produto final.

“Ficamos muito felizes com os resultados, porque se tornou um tipo de vídeo muito novo para nós, algo que não poderíamos fazer antes. Queríamos que uma pintura ganhasse vida, e funcionou assim.”

Ainda assim, sempre há algo a se melhorar. Ela cita um exemplo.

“A sincronização labial é algo que precisa ser trabalhado no futuro. Isso é algo em que a IA ainda não é muito boa. Por outro lado, fizemos tudo da mesma forma que normalmente fazemos. Usamos o mesmo grupo de pessoas. Chamamos o diretor, escrevemos o enredo juntos. Atores e a banda foram filmados, como fazemos normalmente. A única diferença foi a adição do especialista em IA.”

Leia também:  Filho de Chester Bennington critica Linkin Park por escolha de Emily Armstrong

Sharon vê a ação futura da tecnologia não apenas em produtos artísticos.

“Ela influenciará o trabalho nos hospitais. Talvez não encontrando curas, mas solucionando problemas, sugerindo exames e tudo mais.”

Within Temptation e “Bleed Out”

“Bleed Out”, oitavo álbum de estúdio do Within Temptation, sai dia 20 de outubro. Primeiro disco completo desde “Resist” (2019), foi antecipado por vários singles antes de seu anúncio oficial. Seis das 11 faixas do tracklist já estão disponíveis para audição.

A banda é atração confirmada na próxima edição do Summer Breeze Brasil, que acontece no mês de abril do ano que vem, em São Paulo. Além de Sharon den Adel, a formação ao vivo conta com Jeroen van Veen (baixo), Martijn Spierenburg (teclados), Ruud Jolie (guitarra), Mike Coolen (bateria) e Stefan Helleblad (guitarra).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que o Within Temptation tem usado IA em seus clipes
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades