Show em plena segunda-feira (23), com início previsto para 23h e na véspera de mais uma aguardada apresentação de Roger Waters na vizinha Brasília. Mesmo sendo feriado em Goiânia nesta terça (24) pelos 90 anos da cidade, diversos fatores poderiam afugentar o público disposto a ver Vinny Appice no Bolshoi Pub.
Felizmente, porém, os prognósticos mais pessimistas não se confirmaram. O baterista levou uma boa quantidade de fãs para vê-lo desfilar clássicos de Black Sabbath e Dio no que foi a abertura de sua nova turnê pelo Brasil, que terá mais quatro datas – Sorocaba (25/10), São Paulo (26/10), Santo André (27/10) e Curitiba (29/10).
Acompanhado pelos brasileiros Nando Fernandes (vocal), Edu Ardanuy (guitarra) e Fernando Giovannetti (baixo), Vinny priorizou, naturalmente, o repertório dos anos em que tocou com Ronnie James Dio, seja na banda que levava o nome do vocalista ou no Sabbath. Em especial, os álbuns “Holy Diver” (1983), que está completando 40 anos, “Last in Line” (1984), “Heaven and Hell” (1980) e “Mob Rules” (1981).
Com capacidade para cerca de 550 pessoas, o Bolshoi foi sendo tomado pelos fãs a partir das 20h. Pouco depois das 23h, Vinny e a banda subiram ao palco executando apenas a introdução da música “Heaven and Hell”, que seria retomada e concluída posteriormente, na reta final da apresentação.
Além da expectatia por ver a mão pesada de Vinny em ação, havia também a curiosidade de muitos presentes pela performance de Nando Fernandes interpretando Dio. A julgar pela resposta do público nas canções, ela foi aprovada. Em vários momentos, porém, o vocalista precisava recorrer às letras em um tablet posicionado na frente do palco, o que o deixava um pouco engessado. Quando se deixava soltar e interagir mais com a galera, o resultado era ainda melhor.
Edu Ardanuy, por sua vez, executou com maestria os riffs e solos de Tony Iommi e Vivian Campbell. O longo tempo de estrada do guitarrista permitiu que ele se mostrasse totalmente à vontade, mas mantendo o rigor e a fidelidade do material original.
Ao anunciar “Children of the Sea”, Nando Fernandes relembrou que essa foi a primeira música composta por Dio com o Black Sabbath e passou o microfone a Vinny Appice, que emendou citando o irmão, Carmine Appice:
“Estão gostando? Eu também. Nunca havia tocado aqui (no Bolshoi), mas meu irmão já. Fico feliz de estar aqui agora. Vamos curtir!”
A épica “Sign of the Southern Cross” foi um dos números mais festejados. Em seguida, “Computer God” representou sozinha o álbum “Dehumanizer” (1992), pouquíssimo contemplado no show, mas o qual Vinny definiu como sendo “um dos discos com o melhor som de bateria da história do Black Sabbath”.
Da fase com Ozzy Osbourne no Sabbath, “War Pigs” foi a única a dar as caras no setlist. Nando Fernandes mostrou versatilidade ao transitar com desenvoltura também por esse clássico com o vocalista original da banda e pediu para o público “emocionar” Vinny Appice ao entoar o coro na parte final da canção.
“Neon Knights” e “Heaven and Hell”, essa última agora na íntegra, deixaram muitos fãs emocionados e abriram caminho para a trinca final, toda proveniente de “Holy Diver”: a acessível “Caught in the Middle”, o hit “We Rock” e o encerramento apoteótico com “Rainbow in the Dark”, maravilhosa mesmo com ausência do teclado.
Já perto da 1h da madrugada e beirando quase duas horas de show, Vinny Appice se despediu deixando a certeza de que pode não ter sido o baterista mais criativo e inovador do Black Sabbath, ou do heavy metal em geral, mas certamente foi e ainda é, aos 66 anos, um dos mais pesados e consistentes.
*Fotos de Rodrigo Piruka. Mais imagens ao fim da página.
Vinny Appice – ao vivo em Goiânia
- Local: Bolshoi Pub
- Data: 23 de outubro de 2023
- Turnê: Vinny Appice Brasil Tour 2023
Repertório:
- Heaven and Hell (intro)
- Turn Up the Night
- The Mob Rules
- Children of the Sea
- Last in Line
- Sign of the Southern Cross
- Computer God
- Voodoo
- Stand Up and Shout
- Holy Diver
- War Pigs
- Neon Knights
- Heaven and Hell
- Caught in the Middle
- We Rock
- Rainbow in the Dark
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.