A única música do Pearl Jam sem vocais de Eddie Vedder

Faixa faz parte de “No Code”, álbum que a banda gravou em meio a uma crise de comunicação interna

Lançado em 27 de agosto de 1996, “No Code” foi o quarto álbum de estúdio do Pearl Jam. O trabalho trouxe a banda se propondo a ampliar o espectro sonoro, realizando uma série de experimentos, flertando com garage rock e diferentes abordagens do amplo guarda-chuva do que é comumente chamado de world music.

Outro aspecto que é impossível não notar aparece na 11ª integrante do tracklist. “Mankind” é a única faixa de toda a história do grupo a não contar com Eddie Vedder nos vocais principais. Ao invés disso, é o guitarrista Stone Gossard quem se encarrega da função.

- Advertisement -

O principal motivo para a decisão se deu por conta da difícil comunicação entre os membros no período. Como o próprio instrumentista destacou no documentário “Pearl Jam Twenty” (2011), em resgate do site Far Out Magazine:

“Era tão estranho que minha visão do que eu queria que a banda fosse imediatamente tenha sido passada para o controle de Ed.”

“Mankind” soa como um rock and roll básico, longe da proposta de parte do repertório da época. De certo modo, parecia uma extensão do que Gossard tinha em seu projeto paralelo, Brad, incluindo sequências de acordes semelhantes.

Leia também:  Os maiores desafios ao fazer o 1º Rock in Rio, segundo Roberto Medina

Pearl Jam e “No Code”

Apesar de ter sido gravado em meio a um ambiente conturbado entre os músicos, “No Code” chegou ao número 1 nas paradas dos Estados Unidos, Canadá, Suécia, Dinamarca, Portugal, Austrália e Nova Zelândia. Ainda foi Top 10 em outros territórios, com destaque para o 3º lugar no Reino Unido. No total, vendeu cerca de 3 milhões de cópias em todo o planeta, de acordo com as mais recentes atualizações.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA única música do Pearl Jam sem vocais de Eddie Vedder
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades