Após “Evidências”, IA coloca voz de Freddie Mercury em “Dormi na Praça”

Hit sertanejo foi lançado após a morte do vocalista do Queen; internautas brincaram sobre sotaque presente no "cover"

Com a possibilidade infinita de criações por meio da inteligência artificial, releituras cada vez mais improváveis estão surgindo. Com a repercussão de “Evidências” (Chitãozinho e Xororó) na voz de Freddie Mercury, o TMDQA observa que agora a interpretação do frontman do Queen foi reproduzida em “Dormi na Praça”, hit de Bruno e Marrone.

A música em questão saiu em 1994, no álbum de estreia da dupla brasileira, “Bruno & Marrone — Vol. 1”. Anos mais tarde, em 2001 — quase uma década depois da morte de Mercury —, a canção ganhou projeção nacional ao integrar o disco ao vivo “Acústico ao Vivo”.

- Advertisement -

Na seção de comentários da “nova versão”, postada no YouTube pelo canal Mercury, os internautas destacaram o marcante sotaque presente nos vocais imaginados pela IA. Um usuário brincou:

“Manter o sotaque e a dificuldade em pronunciar certos fonemas deixou ainda mais perfeito. Essa vai pra playlist do churrascão de domingo.”

Já outro opinou:

“Cara, ficou muito bom. Só acho que o Freddie iria sustentar mais os agudos e teria muito mais vibratos, que não ocorrem na versão original.”

Ouça a seguir.

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá Avenged, Evanescence, Deep Purple e Incubus, segundo jornalista

Anteriormente, outro cover feito com IA usando a voz de Mercury ganhou proeminência online. Em maio, uma versão de “Yesterday”, dos Beatles, em sua interpretação dividiu internautas quanto à ética de reproduzir performances desse tipo.

Por um lado, muitos fãs do artista em questão celebraram poder escutar sua voz em um novo contexto. Por outro, houve quem atestasse a necessidade de aceitação da presença de inteligência artificial a partir de agora, tal qual o comentário abaixo:

“Damas e cavalheiros, temos que aceitar essa nova realidade e abraçá-la, ao invés de lutar contra ela. A inteligência artificial está aqui para expandir nossas imaginações e precisamos usá-la de maneiras que beneficiem todo mundo.”

Polêmicas com inteligência artificial

Enquanto isso, gravadoras estão mobilizando advogados para derrubar todas essas recriações, devido a violações de direitos autorais.

Leia também:  A resposta afiada de Gene Simmons à alegação de que o Kiss é mercenário

Já vimos isso acontecer no episódio da música falsa de Drake e The Weeknd, além da recente possibilidade de processo levantada pela família de Renato Russo contra o responsável pela versão de “Batom de Cereja” cantada pelo falecido líder da Legião Urbana.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasApós “Evidências”, IA coloca voz de Freddie Mercury em “Dormi na Praça”
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades