Inteligência artificial coloca voz de Freddie Mercury em “Evidências”

Música foi lançada por Chitãozinho e Xororó antes da morte do cantor do Queen, então é possível imaginar essa versão como um canto de cisne

Ninguém tem feito uso das ferramentas de inteligência artificial com o mesmo nível de bom humor dos brasileiros. Já vimos muitos exemplos capazes de trazer um sorriso a qualquer um. Dessa vez, porém, o ápice pode ter sido atingido com uma cover de “Evidências” na voz de ninguém menos que Freddie Mercury (via Tenho Mais Discos Que Amigos).

A composição de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, transformada em hit por Chitãozinho e Xororó no álbum “Cowboys do Asfalto” em 1990, saiu antes da morte do cantor do Queen por complicações do vírus HIV. Dito isso, não seria fora da realidade imaginar Freddie gravando o hino sertanejo como uma espécie de canto de cisne.

- Advertisement -
Leia também:  Joey Jordison nasceu há 49 anos; veja outros fatos da música em 26 de abril

Ouça a seguir

Essa não é a primeira cover feita com IA usando a voz de Mercury a ganhar proeminência online. Em maio, uma versão de “Yesterday”, dos Beatles, em sua interpretação dividiu internautas quanto à ética de reproduzir performances desse tipo.

Por um lado, muitos fãs do artista em questão celebraram poder escutar sua voz em um novo contexto. Por outro, houve quem atestasse a necessidade de aceitação da presença de inteligência artificial a partir de agora, tal qual o comentário abaixo:

“Damas e cavalheiros, temos que aceitar essa nova realidade e abraçá-la, ao invés de lutar contra ela. A inteligência artificial está aqui para expandir nossas imaginações e precisamos usá-la de maneiras que beneficiem todo mundo.”

Polêmicas com inteligência artificial

Enquanto isso, gravadoras estão mobilizando advogados para derrubar todas essas recriações, devido a violações de direitos autorais. Já vimos isso acontecer no episódio da música falsa de Drake e The Weeknd, além da recente possibilidade de processo levantada pela família de Renato Russo contra o responsável pela versão de “Batom de Cereja” cantada pelo falecido líder da Legião Urbana.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasInteligência artificial coloca voz de Freddie Mercury em “Evidências”
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades