A decisão que ajudou o Abba a virar fenômeno global, segundo Benny Andersson

Adaptação e participação no Eurovision ajudaram a popularidade do grupo a explodir na metade dos anos 70

  • Leia mais sobre:
  • Abba

Um dos grupos mais populares da história da música popular, o Abba foi uma das primeiras atrações de fora do “eixo” Estados Unidos-Inglaterra a obter maior reconhecimento nesses mercados. Obviamente, ter adaptado suas canções ao idioma local fez toda a diferença.

O cantor Benny Andersson explicou ao The Big Issue, em 2022, como a mudança se deu.

“Foi Björn (Ulvaeus, outro vocalista do grupo) quem disse que deveríamos tentar escrever música pop e cantar em inglês. Isso aconteceu em 1972 e nós escrevemos ‘People Need Love’. Tornou-se um sucesso. Depois, para fazer as pessoas perceberem que nós do Pólo Norte existimos, decidimos entrar no Eurovision (popular competição de artistas europeus realizada até hoje). De repente, tínhamos um público que não se limitava à Suécia. Isso foi muito bom.”

- Advertisement -

Abba e Eurovision

O Abba venceu a edição de 1974 do Eurovision com a música “Waterloo”. O single chegou ao número 1 em vários países, além de alcançar o top 10 nos Estados Unidos, vendendo cerca de 6 milhões de cópias.

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

Em 2005, quando o evento celebrou 50 anos de realização, foi escolhida a melhor canção de toda a história da disputa. A vitória se repetiu em 2021, na comemoração dos 65 anos – realizada com atraso por conta da pandemia.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Abba
InícioCuriosidadesA decisão que ajudou o Abba a virar fenômeno global, segundo Benny...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades