Within Temptation rechaça fãs que pedem para não falar de política nas músicas

Banda holandesa intensificou abordagens líricas engajadas em músicas mais recentes, além de expor opiniões em artigos e entrevistas

Nos últimos anos o Within Temptation se tornou uma banda engajada nas pautas em que acredita. Com isso, obviamente, os músicos precisaram aprender a lidar com as críticas dos fãs que entendem não ser correto misturar música com política – na verdade, eles só falam isso quando discordam do artista.

Em entrevista à nova edição da revista Metal Hammer, a vocalista Sharon den Adel e o guitarrista/vocalista Robert Westerholt – membro apenas em estúdio desde 2011 – falaram sobre o que precisaram enfrentar a partir do momento em que passaram a adotar a postura atual.

- Advertisement -

Robert ressaltou:

“O que me irrita muito é que as pessoas dizem: ‘Não fale sobre política’. Artistas têm opiniões. É para isso que serve a arte. É isso que a torna interessante.”

Sharon citou um momento específico recente. No Dia Internacional da Mulher, a cantora teve um artigo publicado pela Kerrang! onde falava sobre a importância do acesso ao aborto.

“Várias pessoas não entenderam meu ponto de vista. Nem todo mundo está no mesmo lugar ao mesmo tempo quando você escreve um artigo como esse. Mas a reação negativa também é uma coisa boa, significa que o texto recebeu a atenção necessária. Lutamos por isso e abordamos a questão desde quando eu era adolescente. Ainda hoje estamos travando as mesmas batalhas. Parece que não avançamos.”

Outro momento que causou polêmica foi quando o grupo passou a dedicar a música “Raise Your Banner” à Ucrânia em seus shows. A ação despertou manifestações grosseiras nas redes sociais, como Sharon recorda.

“Deletei a mensagem de um fã – ou era um troll – no Facebook. Ele dizia: ‘Você prega sobre liberdade e depois sobre guerra, sua p***’. Seu incômodo era com a parte que diz ‘blood for freedom’ (sangue por liberdade). Significa que você daria sua vida para ter liberdade. Então, se ele tivesse se esforçado cinco minutos para ler a letra, saberia que ‘Raise Your Banner’ é sobre tomar uma posição.”

Within Temptation e “Bleed Out”

“Bleed Out”, oitavo álbum de estúdio do Within Temptation, sai dia 20 de outubro. Primeiro disco completo desde “Resist” (2019), foi antecipado por vários singles antes de seu anúncio oficial. 6 das 11 faixas do tracklist já estão disponíveis para audição.

Leia também:  Conception cancela show em Curitiba e confirma nova data em SP

A banda é atração confirmada na próxima edição do Summer Breeze Brasil, que acontece no mês de abril do ano que vem, em São Paulo. Além de Sharon den Adel, a formação ao vivo conta com Jeroen van Veen (baixo), Martijn Spierenburg (teclados), Ruud Jolie (guitarra), Mike Coolen (bateria) e Stefan Helleblad (guitarra).

Veja também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasWithin Temptation rechaça fãs que pedem para não falar de política nas...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades