Quando o Van Halen estragou “Jump” ao tocá-la durante show em 2007

Problema era simples, mas acabou atrapalhando até outros integrantes da banda, segundo o técnico de Eddie Van Halen

Em 2007, um dos shows da turnê de reunião do Van Halen com o vocalista David Lee Roth foi marcado por uma performance ruim do hit “Jump”. O vídeo da canção, retirado da apresentação em Greensboro, Califórnia do Norte, Estados Unidos, viralizou no YouTube naquela época e segue sendo bastante acessado até hoje.

O que realmente aconteceu naquela ocasião? Muitos internautas “culparam” o sample de teclado, que estaria supostamente fora da taxa de amostragem (sample rate), frequência medida em Hertz. Porém, o técnico de guitarra de Eddie Van Halen, Tom Weber, revelou que o problema foi um pouco mais simples do que parece.

- Advertisement -

Assista a seguir.

Em entrevista ao podcast de Mitch Lafon e Jeremy White, transcrita pela Guitar World, Weber contou que, na verdade, o problema estava na própria guitarra de Eddie Van Halen. Sim: o instrumento do lendário músico estava desafinado.

“Não foi a sample rate do teclado, não teve nada a ver com teclado. Eu não pude lidar com isso porque era um ponto delicado para Ed. Durante o momento solo dele, que aconteceu algumas músicas antes de ‘Jump’, sabemos que Ed adora fazer barulhos com a guitarra. […] Em dado momento, ele literalmente enfiou o headstock da guitarra no palco por diversas vezes.”

De fato, a área do headstock de uma guitarra é bastante sensível, pois é neste ponto em que o instrumento é afinado. Dessa forma, qualquer impacto causado nessa região pode complicar a vida do músico.O técnico de guitarra continuou:

“Normalmente, se há alguma guitarra desafinada, obviamente, meu trabalho é ter outra guitarra pronta para ele – e eu tinha. Só que ele acabou afinando um pouco, ali na hora, e continuou tocando, enquanto eu segurava a guitarra reserva e acenava para ele.”

Sequência desafinada

O problema é que o show continuou com aquela guitarra que não estava perfeitamente afinada – e isso atrapalhou até mesmo o baixista Wolfgang Van Halen.

“Eles entraram em ‘Ain’t Talkin’ ‘Bout Love’, a próxima música. Wolfgang começou a tocar e percebeu que não estava com a mesma afinação da guitarra, então Wolfgang mexeu na afinação dele.”

A banda também tocou “Panama” até chegar a “Jump”, que era a última música do repertório. Geralmente, antes de “Jump”, independentemente de desafinações, Eddie Van Halen deixava o palco de forma rápida e trocava sua guitarra. Justo naquela noite, isso não aconteceu.

“Dessa vez, eles ficaram no palco. […] Ed não saiu para pegar outra guitarra. Então, tínhamos Wolfgang no baixo, Ed com sua guitarra desafinada e uma música com um teclado que está de fato no tom certo. Ed não tinha retorno de áudio dos teclados, então ele não conseguia ouvir que estava desafinado. Foi isso.”

A reação de Eddie Van Halen

No fim das contas, Eddie Van Halen só descobriu o pequeno vexame algumas semanas depois, quando algum fã que estava no show abordou o guitarrista e mostrou o trágico vídeo para ele. Ed, é claro, culpou seu técnico.

“Ele me chamou no meio do camarim, cheio de gente, e falou: ‘você me deu uma guitarra desafinada’. Eu falei que não e disse: ‘se você se lembra, você bateu o headstock da guitarra no palco várias vezes e não saiu do palco para pegar uma outra guitarra afinada’. Ele falou que isso não faria diferença.”

Para provar seu ponto, Eddie pegou uma guitarra, naquele camarim cheio de gente e começou a bater o headstock no chão daquele lugar. Acontece que o gênio, desta vez, estava errado.

“Eu apenas falei: ‘eu avisei’. E foi a última vez que falamos sobre isso.”

Leia também:  Por que Michael Denner está fora do Mercyful Fate, segundo Hank Shermann

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando o Van Halen estragou “Jump” ao tocá-la durante show em 2007
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades