Em 2007, um dos shows da turnê de reunião do Van Halen com o vocalista David Lee Roth foi marcado por uma performance ruim do hit “Jump”. O vídeo da canção, retirado da apresentação em Greensboro, Califórnia do Norte, Estados Unidos, viralizou no YouTube naquela época e segue sendo bastante acessado até hoje.
O que realmente aconteceu naquela ocasião? Muitos internautas “culparam” o sample de teclado, que estaria supostamente fora da taxa de amostragem (sample rate), frequência medida em Hertz. Porém, o técnico de guitarra de Eddie Van Halen, Tom Weber, revelou que o problema foi um pouco mais simples do que parece.
Assista a seguir.
Em entrevista ao podcast de Mitch Lafon e Jeremy White, transcrita pela Guitar World, Weber contou que, na verdade, o problema estava na própria guitarra de Eddie Van Halen. Sim: o instrumento do lendário músico estava desafinado.
“Não foi a sample rate do teclado, não teve nada a ver com teclado. Eu não pude lidar com isso porque era um ponto delicado para Ed. Durante o momento solo dele, que aconteceu algumas músicas antes de ‘Jump’, sabemos que Ed adora fazer barulhos com a guitarra. […] Em dado momento, ele literalmente enfiou o headstock da guitarra no palco por diversas vezes.”
De fato, a área do headstock de uma guitarra é bastante sensível, pois é neste ponto em que o instrumento é afinado. Dessa forma, qualquer impacto causado nessa região pode complicar a vida do músico.O técnico de guitarra continuou:
“Normalmente, se há alguma guitarra desafinada, obviamente, meu trabalho é ter outra guitarra pronta para ele – e eu tinha. Só que ele acabou afinando um pouco, ali na hora, e continuou tocando, enquanto eu segurava a guitarra reserva e acenava para ele.”
Sequência desafinada
O problema é que o show continuou com aquela guitarra que não estava perfeitamente afinada – e isso atrapalhou até mesmo o baixista Wolfgang Van Halen.
“Eles entraram em ‘Ain’t Talkin’ ‘Bout Love’, a próxima música. Wolfgang começou a tocar e percebeu que não estava com a mesma afinação da guitarra, então Wolfgang mexeu na afinação dele.”
A banda também tocou “Panama” até chegar a “Jump”, que era a última música do repertório. Geralmente, antes de “Jump”, independentemente de desafinações, Eddie Van Halen deixava o palco de forma rápida e trocava sua guitarra. Justo naquela noite, isso não aconteceu.
“Dessa vez, eles ficaram no palco. […] Ed não saiu para pegar outra guitarra. Então, tínhamos Wolfgang no baixo, Ed com sua guitarra desafinada e uma música com um teclado que está de fato no tom certo. Ed não tinha retorno de áudio dos teclados, então ele não conseguia ouvir que estava desafinado. Foi isso.”
A reação de Eddie Van Halen
No fim das contas, Eddie Van Halen só descobriu o pequeno vexame algumas semanas depois, quando algum fã que estava no show abordou o guitarrista e mostrou o trágico vídeo para ele. Ed, é claro, culpou seu técnico.
“Ele me chamou no meio do camarim, cheio de gente, e falou: ‘você me deu uma guitarra desafinada’. Eu falei que não e disse: ‘se você se lembra, você bateu o headstock da guitarra no palco várias vezes e não saiu do palco para pegar uma outra guitarra afinada’. Ele falou que isso não faria diferença.”
Para provar seu ponto, Eddie pegou uma guitarra, naquele camarim cheio de gente e começou a bater o headstock no chão daquele lugar. Acontece que o gênio, desta vez, estava errado.
“Eu apenas falei: ‘eu avisei’. E foi a última vez que falamos sobre isso.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.