“Morreu nos anos 90”: A crítica de Slash à MTV

Guitarrista do Guns N' Roses compartilhou texto nas redes que destaca negativamente mudanças na programação da emissora

A MTV revolucionou a indústria da música. Criada em 1981, a emissora ficou inicialmente conhecida pela transmissão de videoclipes, o que trouxe visibilidade para certas canções e artistas, além de, mais tarde, iniciativas como o “MTV Unplugged” (as famosas apresentações acústicas).  

No entanto, com o passar dos anos, a empresa mudou o foco. Os programas originais e reality-shows passaram a ocupar boa parte da programação norte-americana, enquanto as gravações musicais restringiram-se ao canal alternativo MTV2. 

- Advertisement -

Para Slash, a alteração causou a “morte” da MTV. No Instagram, o guitarrista do Guns N’ Roses compartilhou uma imagem com os dizeres “what the fuck happened to MTV” (em tradução livre, “que m*rda aconteceu com a MTV?”) e um texto, creditado ao podcast 88 Miles Per Hour, criticando o canal e o seu atual posicionamento. Diz a mensagem:

“Acabamos de comemorar 42 anos da MTV. Mas honestamente, a MTV com que crescemos morreu nos anos 1990. A MTV deveria ter continuado como um canal de clipes musicais. Eles deviam ter usado a MTV2 apenas para exibir shows. Então, se você queria ver uma apresentação, deveria colocar na MTV2, porque a MTV continuaria com os clipes. Isso está no nome do canal: Music Television.”

https://www.instagram.com/p/CwdMQ2VudyK/

Slash e a emissora

Apesar da crítica, Slash guarda muitas recordações relacionadas aos tempos áureos da MTV. Em sua autobiografia, escrita em parceria com Anthony Bozza e lançada em 2007, opinou:

“A MTV não poderia ter tido polos mais opostos. Exibiam o clipe de ‘She Blinded Me With Science’, de Thomas Dolby, então The Police e Pat Benatar à exaustão. Eu esperava literalmente horas para ver uma boa música. Em geral, ou eram do Prince ou Van Halen. Me sentia da mesma maneira quando explorava a Sunset à noite. Via muito, gostava de bem pouco e ficava pra lá de entediado o tempo todo. Steven [Adler, baterista], por sua vez, estava curtindo muito. Adorava tudo o que acontecia por lá, porque era sua chance de realizar seu sonho de se tornar um astro do rock.”

Sobre a MTV

A MTV fez sua estreia no dia 1º de agosto de 1981. Após John Lack dizer “senhoras e senhores, rock and roll!”, entrou no ar o clipe de “Video Killed the Radio Star”, do The Buggles – o primeiro a ser exibido na história da emissora.

Leia também:  Bill Wyman ainda sonha que está tocando com os Rolling Stones

Com o tempo, versões da MTV, sob concessão da Viacom, empresa proprietária da marca, começaram a surgir ao redor do mundo. A terceira foi a do Brasil, em 1990, que também foi a primeira na TV aberta.

Gerenciada pelo Grupo Abril, a MTV Brasil permaneceu no ar em seu modelo inicial por 23 anos. A receita também fez sucesso por aqui: a emissora foi bastante influente, com programas inovadores e revelações de artistas e VJs (como eram chamados os apresentadores da MTV). A filial brasileira foi devolvida à Viacom em 2013, que decidiu manter o canal, mas com outra pegada, ainda mais distante da música.

Leia também:  Por que comparação entre Beatles e Oasis é vergonhosa, segundo Noel Gallagher

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades“Morreu nos anos 90”: A crítica de Slash à MTV
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades