Kirk Hammett e James Hetfield são companheiros no Metallica há quatro décadas. Desde 1983, quando o guitarrista solo ocupou a vaga de Dave Mustaine, os músicos trabalham em conjunto na banda.
A parceria funciona por variados motivos. Conversando com o multi-instrumentista e professor Rick Beato (via Loudwire), Hammett primeiramente explicou que ele e o colega têm influências musicais semelhantes — mesmo com histórias de vida tão diferentes —, o que colaborou para o entrosamento.
“Basicamente temos as mesmas influências musicais. Black Sabbath, UFO, Aerosmith, Kiss, Van Halen e depois Judas Priest, Iron Maiden, Motörhead, a NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal)… gostamos das mesmas coisas. Gostamos dos mesmos sons de guitarra. Mesmo que ele tenha crescido no sul da Califórnia e eu no norte da Califórnia, somos instrumentistas muito, muito parecidos.”
Enquanto os integrantes apresentam o mesmo gosto para a música, as habilidades na guitarra são complementares. Esse é outro fator importante, segundo Hammett.
“A única diferença é que eu toco mais leads. Mas enquanto muito da minha precisão está na minha mão esquerda, muito da precisão de James está na mão direita e aprendemos muito um com o outro.”
A maior “dificuldade”
Apesar das boas trocas, há também os momentos mais difíceis na colaboração. Isso porque, nas palavras de Kirk Hammett, James Hetfield é extremamente prolífero, sem fazer esforços. Como exemplo, citou a criação de “Moth Into Flame”, faixa do “Hardwired… to Self-Destruct” (2016).
“Eu amo James. Eu o amo como músico, eu o amo como um irmão. Mas é difícil estar em uma banda com ele, porque às vezes ele aparece e toca algo do nada e eu penso: ‘De onde isso veio? Nunca ouvi ninguém tocar algo assim’. E isso sempre acontece. Há algo no ritmo de ‘Moth Into Flame’ que eu nunca ouvi antes em nenhum outro álbum, é tipo um galope com um pull-off. Ele realmente nem precisa se esforçar. Ele pode cair da cama, pegar uma guitarra e tocar sem esforço, eu amo isso.”
A conexão de Kirk Hammett e James Hetfield
Ainda de acordo com Kirk Hammett, ele e James Hetfield possuem uma “estranha conexão emocional”. À revista So What!, do próprio Metallica, o guitarrista solo revelou no início do ano que a mente de ambos os músicos age de maneira similar.
“Quando se trata de James e eu, mentalmente, somos desafiados e, às vezes, somos desafiados de maneira semelhante. Às vezes, quando ele está passando por algumas coisas, eu consigo me identificar totalmente. E eu sinto que, às vezes, quando estou passando por certas coisas, ele consegue me entender. Então, temos uma conexão emocional estranha. Nós nos conectamos em um lugar que não é confortável.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.