Os guitarristas mais velhos a quem Eddie Van Halen acusou de cópia

Alegações foram embasadas em momentos que o Van Halen esteve nos mesmos shows desses artistas

Não é segredo para ninguém que Eddie Van Halen influenciou todas as gerações de guitarristas posteriores ao seu surgimento. O músico acrescentou um novo vocabulário técnico, que não havia realmente inventado, mas que popularizou entre os gêneros mais populares.

Porém, isso deixou o próprio bastante desconfiado quanto a seus pares. Em entrevista de 1979 à Guitar Player (resgatada pelo Rock and Roll Garage), o instrumentista apontou dois nomes que o copiaram. Na ocasião, não se tratava de novatos, mas figuras já consolidadas na cena.

- Advertisement -

O primeiro foi Rick Derringer, na ativa desde 1965, tendo trabalhado com os irmãos Johnny e Edgar Winter, que havia lançado o primeiro álbum solo em 1973.

“Rick Derringer abriu para nós ano passado e fez um solo exatamente igual ao meu. Depois do show, estávamos sentados no bar e eu apenas disse: ‘Ei, Rick. Eu cresci te ouvindo. Como você pode fazer isso? Não me importo se você usar a técnica, apenas não toque minha melodia.’ E ele estava bêbado e estúpido, dizendo: ‘Sim, sim, sim’.

Na noite seguinte, fez meu solo novamente e ainda terminou seu set com ‘You Really Got Me’, que é exatamente o que fazemos. Então, eu odeio dizer isso, mas eu apenas disse a ele: ‘Ei, se você vai continuar fazendo isso, você não vai abrir para nós.’ Então eu o chutei da turnê. É f*da, sabe, porque eu o vi muitas vezes e até copiei suas habilidades naquela época.”

O outro foi Tom Scholz, o multi-instrumentista e produtor por trás do sucesso do Boston – especialmente com seu debut de 1976, um dos álbuns de estreia mais vendidos de todos os tempos.

“Abrimos para o Boston uma vez e eu fiz meu solo. De repente, ele foi lá e o repetiu. E foi muito estranho, porque era uma coisa diurna. Eu estava no palco, toda a multidão estava olhando para mim como se questionassem o que eu fiz. Eu estava bêbado. Fiquei chateado.”

Nesse caso em específico, a questão social também pesou.

“Tom Scholz é um verdadeiro idiota. Ele é insociável. Acho que ele apenas pensa que é Deus ou algo assim. Nunca aparece, nem para dizer oi. Apenas meio que se esconde, sobe no palco, toca e depois desaparece. Então comecei a conversar com o outro guitarrista da banda e disse a ele: ‘Ei. Diga a ele que o acho um f*dido!’ Eu estava muito chateado.”

Van Halen e Boston

Vale citar que a turnê com o Boston aconteceu em 1978. O giro ainda contava no lineup com o Black Sabbath e… Sammy Hagar, que se tornaria vocalista do Van Halen na década seguinte.

Leia também:  Por que o Evanescence foi “contracultura” em “Fallen”, segundo Amy Lee

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs guitarristas mais velhos a quem Eddie Van Halen acusou de cópia
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades