Por que Chuck Berry era muito melhor que Eric Clapton, segundo Angus Young

Estrela do AC/DC declarou não entender toda a exaltação em torno do guitarrista britânico, a quem não considera tão relevante

O amor de Angus Young pelos primórdios do rock and roll não é segredo para ninguém. Especialmente a figura primordial do estilo, de quem adaptou o passinho conhecido como “duck walk”, o fazendo de forma bem mais frenética e atlética.

Em entrevista ao programa radiofônico “The Rock Show With Johnnie Walker”, da BBC, o guitarrista do AC/DC não pestanejou por um segundo ao ser questionado sobre qual figura histórica seria sua divindade do rock.

“Chuck Berry foi um dos grandes guitarristas do rock and roll. Ele combinou muitos elementos do blues com um pouco de jazz e forjou seu próprio estilo. Fundiu todos os tipos diferentes de gêneros musicais, os reunindo e trazendo à tona o rock and roll. Era puro e simples, mas ao mesmo tempo muito eficaz. Eu o vi ao vivo uma vez quando era mais jovem. Simplesmente amei sua presença de palco e como se apresentou. Tornou-se o dono do local.”

- Advertisement -

Angus Young alfineta Eric Clapton

Em 1986, Angus Young já havia exaltado Chuck Berry em entrevista à revista Guitar World (via Far Out Magazine). Não sem aproveitar para dar uma cutucada em outra lenda da guitarra.

“Chuck Berry nunca foi uma pessoa cuidadosa. Ele não se importa se está tocando sua música desafinada ou a de outra pessoa. Sempre que empunha a guitarra exibe um grande sorriso de orelha a orelha. Todo mundo costumava elogiar Eric Clapton quando eu era criança, dizendo que ele era um gênio da guitarra e coisas assim. Bem, mesmo em uma noite ruim, Chuck Berry é muito melhor do que Clapton jamais será.”

Ao invés de simplesmente parar por aí, o australiano resolveu prosseguir com a desdenhada sobre o inglês.

“Eric Clapton apenas junta licks que pegou de outras pessoas, como B.B. King e outros antigos nomes do blues. Então, os mistura de alguma forma. O único grande álbum que já fez foi com o Blues Breaker, banda de John Mayall. Talvez também algumas boas músicas com o Cream, que foi onde construiu reputação. Nunca entendi todo esse alarde sobre Clapton.”

Sobre Chuck Berry

Nascido em St. Louis, Missouri, Charles Edward Anderson Berry é reconhecido como o músico que desenvolveu os principais elementos do que viria a ser conhecido por rock and roll, através do rhythm & blues e da música gospel. Seu período de maior sucesso e influência ocorreu entre 1955 e 1962, quando integrou o cast da Chess Records. Depois ainda passou pela Mercury, sem a mesma relevância.

Leia também:  Mustaine gosta mais dos álbuns do Megadeth nos anos 80 ou 90? Ele responde

Dos anos 1980 para a frente atuou cada vez mais como uma atração de nostalgia. Um momento de renovação de público ocorreu graças ao filme “Hail, Hail, Rock ‘n’ Roll” (1987 – chamado no Brasil de “Chuck Berry: O Mito do Rock), onde se apresentou com uma banda que contava com nomes como Keith Richards e o supracitado Eric Clapton. Morreu dia 18 de março de 2017, em decorrência de um ataque cardíaco.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Chuck Berry era muito melhor que Eric Clapton, segundo Angus...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades