A errada primeira impressão que Desmond Child teve sobre o Kiss

Compositor, que ajudou a criar “I Was Made for Lovin’ You” e “Heaven's on Fire", não entendia a importância da banda

Desmond Child esteve envolvido na composição de grandes músicas do Kiss. Hits como “I Was Made for Lovin’ You” e “Heaven’s on Fire” são apenas alguns dos exemplos da parceria, que ainda se estendeu para “Live to Win” (2006), álbum solo do vocalista e guitarrista Paul Stanley.

Quando começou a trabalhar com o quarteto mascarado, o compositor não sabia muito bem quem eles eram. Como relembrou em recente entrevista ao canal Produce Like a Pro (via Ultimate Guitar), tinha até uma impressão errada da banda:

“Eu sabia quem era o Paul por causa das revistas, mas achava que o Kiss era voltado para o público infantil. Eu não entendia a importância do Kiss e eles realmente mudaram o rumo do rock. Eles combinaram o pop e o rock, meio que pegaram o estilo do Alice Cooper e combinaram com AC/DC e Led Zeppelin, fazendo músicas viciantes.”

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Assim que ficou mais próximo dos integrantes, Child estabeleceu um acordo com Stanley: ele criaria uma música para o Kiss, desde que o vocalista ajudasse em uma canção para o seu próprio grupo, Desmond Child and Rouge. 

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Com as condições aceitas, a dupla dedicou-se, primeiramente, a “The Fight” – lançada pelo projeto do compositor – e depois no que se tornaria “I Was Made for Lovin’ You”. Child detalhou:

“Fui para o estúdio S.I.R., onde eles estavam ensaiando. A banda tinha passado por mim sem me cumprimentar. No intervalo, Paul me convidou para subir ao palco e tiramos a grande e pesada capa de lona que estava em cima do piano. Sentamos no canto e começamos a compor ‘I Was Made for Lovin’ You’. Acho que me saí bem no nosso acordo, porque ‘I Was Made for Lovin’g’ You’ se tornou a maior música internacional do Kiss na história.”

Kiss, Desmond Child e “I Was Made for Lovin’ You”

“I Was Made For Lovin’ You” ficou marcada por trazer influências voltadas para a disco music. Na opinião do compositor, a sonoridade assemelha-se mais aos trabalhos da gravadora Motown, icônicos para o soul e R&B:

“Algumas pessoas criticaram a música porque tinha uma batida dançante e para elas não fazia sentido. As pessoas diziam: ‘ah, o Kiss foi para a música disco’. Mas não foi realmente, soa mais como ‘Standing in the Shadow of Love’ [do The Four Tops], uma espécie de composição da Motown, porque Paul é um grande fã da Motown e de R&B. Então realmente não era disco, não tínhamos a música disco em mente quando compusemos.”

A inspiração

Anteriormente, em entrevista ao site Songfacts, Paul Stanley já havia mencionado a inspiração de “Standing in the Shadow of Love” para a melodia do clássico:

“As pessoas falam que copiaram ‘I Was Made for Lovin’ You’, mas ‘I Was Made for Lovin’ You’ foi criada com a mesma melodia de ‘Standing in the Shadow of Love’. Fui uma criança que teve a sorte de ver Solomon Burke, Otis Redding. Esse tipo de música é fundamental para o que eu faço e para o que eu sou. Tinha que estar presente na minha música, porque eu ouvi e adorei.”

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Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

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