A trilha sonora do recém-lançado “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” conta com grandes nomes da música. Além das faixas criadas pelo compositor clássico John Williams, a produção trouxe “Sympathy for the Devil” (Rolling Stones) no trailer e “Space Oddity” (David Bowie) e “Magical Mystery Tour” (Beatles) durante a trama.
Para a usar a canção do Fab Four, a equipe do longa-metragem precisou desembolsar um bom dinheiro. Quem revelou a quantia foi o ator protagonista Harrison Ford, em entrevista ao Deadline (via CheatSheet):
“Eles pagaram US$ 1 milhão [cerca de R$ 4,8 milhões na cotação atual] por aquela música rock and roll. É uma música bastante icônica que nos trouxe de volta para aquela época.”
Vale lembrar que, em 2017, Paul McCartney fez um acordo para resolver questões ligadas aos direitos autorais das músicas dos Beatles. Na década de 1980, o cantor Michael Jackson havia adquirido o catálogo, o que inclusive causou uma briga entre os dois.
Na cena no filme, ambientada em 1969, o personagem Indiana Jones, desta vez mais velho do que no início da história, é acordado por hippies tocando “Magical Mystery Tour”, dos Beatles, no apartamento ao lado. Incomodado, ele pede para os vizinhos abaixarem o som. Mesmo que breve, a situação, segundo o próprio artista, carrega importância e mostra o amadurecimento do aventureiro.
“A razão pela qual eu queria fazer outro filme de Indiana Jones era por causa da minha idade atual [81 anos]. Eu queria vê-lo como um homem mais velho, lidando com o envelhecimento, lidando com a perda de sua força, lidando com o fato de que ele está ensinando arqueologia para pessoas que não deram a mínima sobre o que ele estava falando no passado. O motivo pelo qual, naquela cena, eu estava sentado no chão de costas para as câmeras com um copo vazio na mão… tem um significado.”
Beatles e “Magical Mystery Tour”
“Magical Mystery Tour” faz parte do álbum e filme de mesmo nome, ambos lançados em 1967. John Lennon e Paul McCartney assinaram a composição, inspirada nos momentos que viveram juntos quando mais jovens, como explicou Macca em depoimento para o livro “Paul McCartney: Many Years from Now”:
“’É sobre nossa juventude. […] John e eu nos lembramos dos passeios que fazíamos sem destino e sempre achamos essa ideia fascinante: entrar em um ônibus e não saber para onde você está indo. É bem romântico e meio surreal. Então pegamos essa ideia e a usamos como base para a música e para o filme.”
Sobre “Indiana Jones 5”
“Indiana Jones e a Relíquia do Destino” é o quinto e último filme da franquia com Harrison Ford, que estrelou no papel principal em 1981. A nova trama se passa nos anos 1960, durante a chamada corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. Os vilões são basicamente os mesmos de sempre: os nazistas, cujo principal representante é o cientista Voller, interpretado por Mads Mikkelsen.
Para a despedida do arqueólogo, a direção fica a cargo de James Mangold. George Lucas e Steven Spielberg, responsáveis pela franquia, assinam a produção. A trilha sonora é, mais uma vez, cortesia do mago John Williams.
No elenco, Ford e Mikkelsen são acompanhados por Phoebe Waller-Bridge como Helena (afilhada de Indy), John Rhys-Davies como Sallah, Shaunette Renée Wilson como Mason, Toby Jones como Basil e Boyd Holbrook como Klaber.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Não foi o MJ que tinha comprado os direitos ou algo semelhante ao catálogo e obra do Quarteto de Liverpool??? Não seria para o espólio de MJ esse pgto??? Se puder me esclarecer, fico grato.
Att, M. Mota
Mesmo que ainda fosse de Michael Jackson, os Beatles receberiam porque têm outros tipos de direitos envolvidos ao uso de uma música. Mas em 2017 Paul McCartney fez um acordo para recuperar os direitos. https://g1.globo.com/musica/noticia/paul-mccartney-faz-acordo-sobre-direitos-de-musicas-dos-beatles.ghtml