AC/DC: o significado da música “Highway to Hell”, segundo Angus Young

Faixa-título do último álbum com Bon Scott nos vocais tinha mais a ver com as turnês do que com o diabo

Quando o álbum e a música “Highway to Hell” foram lançados, em 1979, o AC/DC se viu em maus lençóis. Os setores mais conservadores da sociedade, preocupados com a moral e bons costumes (enquanto faziam escondidos tudo aquilo que condenavam, senão pior) acusaram a banda australiana de satanismo e tentar desvirtuar os jovens fãs.

Porém, a letra da canção era um testemunho pessoal sobre a vida na estrada. Nada além disso, apesar de expressões relacionadas ao inferno e satanás de forma metafórica. Em entrevista à revista Vulture em 2020, o guitarrista Angus Young explicou:

“Muitas pessoas pensaram que ‘Highway to Hell’ era satânica. ‘O que são eles, um bando de hereges? Eles estão tentando reescrever a Bíblia?’ É uma música de estrada na verdade. Nunca pretendeu ser outra coisa. A letra falava sobre nossa vida na estrada, com um monte de turnês pesadas. Em nossos dias, era assim que você vendia e promovia discos. Você tinha que fazer turnês o tempo todo.”

- Advertisement -

O tempo passou e a percepção do “satanic panic” amenizou – embora ainda exista aqui e acolá. Mas a música, que é o que realmente interessa, sobreviveu com louvor.

Leia também:  O melhor compositor de todos os tempos para Ian Anderson (Jethro Tull)

“‘Highway to Hell’ resiste ao teste do tempo. Ainda tocamos, o público relaxa e canta junto. Muitas pessoas nos diziam na época que iríamos causar suicídios. Tivemos que resistir. E isso nos rendeu nosso primeiro disco de ouro nos Estados Unidos. Foi uma surpresa para muita gente, até mesmo para a gravadora. Eles nos disseram: ‘você é a única banda que conhecemos que saiu e vendeu discos enquanto tocava’.”

AC/DC e “Highway to Hell”

Produzido por John “Mutt” Lange, “Highway to Hell” foi o último disco do AC/DC a contar com os vocais de Bon Scott, que viria a falecer no ano seguinte. Até hoje, estima-se que tenha vendido mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAC/DC: o significado da música “Highway to Hell”, segundo Angus Young
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades