Robert Plant elege sua música mais poderosa para se tocar ao vivo

Música em questão faz parte do álbum “Lullaby and the Ceaseless Roar” (2014) e traz importante letra para o cantor

Para além do Led Zeppelin, Robert Plant tem uma extensa discografia. Ao longo de sua trajetória, o cantor lançou onze álbuns de estúdio em carreira solo, além de projetos colaborativos com a violonista Alison Krauss, compilações, entre outros trabalhos.

Diante do vasto material, o vocalista tem suas músicas favoritas. Em recente entrevista à Vulture, Plant elegeu sua canção mais poderosa para se tocar ao vivo. E quem esperava algo do Zeppelin pode se decepcionar com a escolha.

- Advertisement -

Trata-se de “Embrace Another Fall”, do disco “Lullaby and the Ceaseless Roar” (2014). A justificativa envolve sobretudo a banda de apoio Sensational Space Shifters. 

“Em tempos mais recentes, senti que ‘Embrace Another Fall’ é a música mais poderosa para tocar ao vivo. [Minha banda de apoio] Sensational Space Shifters traz uma mistura de músicos – meus irmãos para sempre. Essa canção e a projeção dela para uma multidão misturam tudo o que é importante para mim musicalmente. As performances foram de cair o queixo e dramáticas. A personalidade de cada músico inundou o palco, de forma livre. Embora combinasse o dramático e o explosivo, ainda tinha uma maneira meio maluca de crescer e de diminuir novamente e retornar a um riff e a um ritmo da África Ocidental.”

Outro motivo para a escolha é a letra pessoal. A temática, como revelou anteriormente em outra ocasião, gira em torno do “arrependimento de dar a volta por cima”.  

“A letra é comovente para mim porque é sobre meu retorno à Inglaterra. Mesmo com todas as coisas que eu realmente quero fazer, mesmo sendo um viajante, eu acabo voltando sempre.” 

Por fim, Plant traçou um paralelo entre “Embrace Another Fall” e “Kashmir”, lançada pelo Led Zeppelin como parte do álbum “Physical Graffiti” (1975). Ambas as canções mostram inspirações advindas de viagens. 

“Sempre passei bastante tempo no norte da África. Sentava em algum lugar isolado na sombra e sentia a vida passar. Ouvia os músicos circulando pelos cafés. Eles tocavam uma espécie de prato invertido que eles batiam com os joelhos e se apresentavam com o braço do instrumento de frente para o espectador. Fiquei cada vez mais envolvido nisso. Nas minhas aventuras em 1971 e 1972, consegui que Jimmy [Page] viesse para o sul do Marrocos para trabalhar em ‘Kashmir’. Eu trouxe tudo isso para ‘Embrace Another Fall’, peguei elementos de tudo o que eu amava e coisas dessa viagem.”

Sobre Robert Plant

Robert Anthony Plant, mais conhecido como Robert Plant, nasceu em 20 de agosto de 1948 em West Bromwich, Inglaterra. Foi vocalista do Led Zeppelin durante toda a carreira da banda, entre 1968 e 1980.

Leia também:  Por que é difícil assistir a “The Beatles: Get Back”, segundo David Gilmour

Após o fim do grupo, lançou-se em carreira solo e fez parte de vários projetos, alguns destes com o também ex-Led Zeppelin Jimmy Page – incluindo o The Honeydrippers, fundado em 1981 e com músicos como Jeff Beck e Nile Rodgers em suas formações. Posteriormente, apresentou-se no Brasil em 1996 com outro de seus projetos com Page, o Page & Plant.

Tornou-se um dos maiores cantores de rock da história, com agudos rasgados que influenciaram vários cantores de rock e heavy metal. Possuía uma gama vocal alta, bem como tessitura e extensão privilegiadas, sendo seus agudos – sua característica predominante – inspirados por Janis Joplin. Em 2011, foi eleito o maior vocalista de todos os tempos pelos leitores da revista Rolling Stone.

Leia também:  Robert Plant trabalha em versão reimaginada de clássico do Led Zeppelin, segundo site

Em 1968, casou-se com Maureen Wilson, com quem teve três filhos antes do divórcio em 1983: Carmen, Karac – morto aos cinco anos, sendo sua morte a razão da interrupção de uma turnê do Led Zeppelin pela América do Norte – e Logan. Em 1991, teve outro filho, Jesse, com Shirley Wilson, irmã de Maureen.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesRobert Plant elege sua música mais poderosa para se tocar ao vivo
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades