Por que Eddie Van Halen não ouvia blues

Lendário guitarrista acreditava que gênero tinha um problema específico no início da década de 1980

Eddie Van Halen admirava músicos de diferentes espectros musicais. Além de ter tido Eric Clapton como maior inspiração, o saudoso guitarrista considerava Allan Holdsworth, ligado ao jazz, um dos melhores em seu instrumento. 

No início dos anos 1980, em entrevista ao jornalista Jas Obrecht (transcrita pelo Rock and Roll Garage), Eddie explicou por que Holdsworth era uma exceção. Os outros guitarristas de jazz, apesar de “competentes e bons”, não traziam o mesmo impacto, em sua opinião.

- Advertisement -

E o problema não era restrito apenas a tal gênero. O músico não curtia ouvir blues, por uma justificativa parecida, como revelou no bate-papo:  

“Eu não tenho ouvido mais blues, porque é muito básico agora. Quando eu ouço, eu penso ‘foi no blues que eu descobri isso’ e então eu ouço de novo e, mais uma vez, penso, ‘sim, foi no blues que eu descobri isso’, em vez de me causar euforia. O que eu estou tentando dizer é que realmente não me impressiona. Holdsworth me impressiona.” 

Numa outra ocasião, desta vez para a Guitar World, o integrante do Van Halen revelou a influência de Holdsworth em sua banda, especificamente na canção “And the Cradle Will Rock”, do disco “Women and Children First” (1980). 

Leia também:  A opinião de Paulo Miklos sobre fãs e até rockstars levados à extrema direita

“O solo de ‘Cradle Will Rock’ é diferente. Um guitarrista que eu respeito e acho que é muito bom é Allan Holdsworth. Faço um lick curto nessa música que é muito espontâneo. Isso surgiu porque eu tenho escutado esse cara.” 

Eddie Van Halen e Allan Holdsworth

Os dois músicos tiveram a oportunidade de tocar juntos algumas vezes. Eddie Van Halen ainda ajudou Allan Holdsworth a conseguir um contrato com a gravadora Warner, segundo uma entrevista de 1982:

“Eu o ajudei, ele era o único que me impressionava. Adoro a forma como ele toca. Ele tem sentimento, um ouvido, que são inacreditáveis. Você poderia tocar qualquer mudança de acorde uma única vez e ele poderia improvisar em cima disso.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Eddie Van Halen não ouvia blues
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades