Dickie Harrell, baterista do Gene Vincent and the Blue Caps, morre aos 82 anos

Músico participou de um dos grupos primordiais do rock, tendo influenciado grandes nomes posteriores

O baterista Dickie Harrell, integrante do Gene Vincent and the Blue Caps, faleceu aos 82 anos. Ele gravou músicas seminais da história do rock and roll, como “Be-Bop-A-Lula”, “Blue Jean Bop” e “Lotta Lovin'”, entre várias outras. De Ringo Starr a John Bonham, muitos o citaram como influência.

Diz nota do Rock and Roll Hall of Fame, ao qual foi induzido em 1998:

“O baterista Dickie Harrell, dos induzidos Gene Vincent and the Blue Caps, apresentou a inúmeras audiências a exuberância indomável do rockabilly. Uma das primeiras bandas independentes de rock and roll, os Blue Caps fizeram turnês incansáveis pela América, Europa, Austrália e Japão nos primeiros dias do rock. A bateria de Harrell manteve as coisas simples, mas é aí que estava a mágica: ele não tinha medo de parar de tocar para obter um efeito dramático e depois conduzir a banda de volta com alguns toques. Ele adicionou pincéis quando o som não estava cheio o suficiente e então ecoou os vocais para dar ênfase. A abordagem de Harrell influenciou a invasão britânica e as inúmeras bandas de garagem que começaram na sombra dos Blue Caps.”

- Advertisement -
Leia também:  Jerry Miller, influente guitarrista dos anos 1960, morre aos 81 anos

Dickie Harrell abandonou a escola aos 15 anos para se juntar à banda que o tornou conhecido. Após deixar a música, passou as últimas décadas da vida em Portsmouth, cidade do estado americano da Virginia. Porém, sempre que artistas como Bob Dylan, Robert Plant e Brian Setzer iam até lá, faziam questão de lembrá-lo.

O Gene Vincent and the Blue Caps emplacou apenas 4 hits na parada estadunidense entre 1956 e 57. No Reino Unido teve fama maior, colocando 8 músicas nos charts até 1961. O líder do grupo morreu aos 36 anos em 12 de outubro de 1971, por conta do rompimento de uma úlcera.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDickie Harrell, baterista do Gene Vincent and the Blue Caps, morre aos...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades